As lojas de atendimento da distribuidora de energia Enel e da Companhia de Água e Esgoto do Estado (Cagece) abrirão normalmente durante o lockdown em Fortaleza. Considerados essenciais, esses são alguns dos serviços que não abrangem as restrições impostas em razão da crise sanitária, que começam nesta sexta-feira (5) e se estendem até o próximo dia 18.
No entanto, alguns tiveram adequações ou encerraram somente o atendimento presencial. O Sistema Nacional de Emprego e o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (Sine-IDT), por exemplo, não atenderá apenas em algumas unidades.
Já o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE), contudo, suspendeu totalmente a modalidade presencial enquanto o decreto estiver em vigor. O Diário do Nordeste preparou um guia de quais desses serviços fecham e abrem no período. Veja:
Enel
O que estará funcionando
Todos os serviços estarão disponíveis no período. Por ser essencial, tanto as lojas da distribuidora (atendimento agendado) como a operação de campo continuarão trabalhando
Atendimento online
Diante dos riscos de exposição ao novo coronavírus, o ideal é que os canais de atendimento digitais sejam priorizados. Pela internet, será possível comunicar falta de energia, consultar de débitos, enviar de 2ª via da conta e tirar dúvidas.
Veja como fazer:
Telefone: o cliente pode falar com a empresa pelo WhatsApp, enviando um “Olá” para o número (21) 99601-9608. Além disso a Central de Atendimento até disponível 24 horas por dia por meio do 0800 285 0196.
Aplicativo: o app Enel Ceará, pode ser baixado gratuitamente para iOS (http://goo.gl/quLoH9) e Android (http://goo.gl/pjQpNS);
Site: www.enel.com.br
Redes sociais – Facebook (facebook.com/enelclientesbr) e Twitter (@enelclientesbr)
Atendimento presencial
Se o atendimento online não foi possível e houver necessidade de deslocamento para uma loja, o cliente deve agendar nos canais acima. Devido a questões de segurança sanitária, os atendimentos ocorrem somente mediante agendamento.
Cagece
Todos os serviços também estarão disponíveis no período.
Telefone: a população pode entrar em contato 24 horas por dia com a Cagece por meio do número 0800.275.0195 para registrar qualquer reclamação ou solicitação relacionadas aos serviços prestados pela Companhia. Dentre os atendimentos disponíveis por meio da Central estão: retirada de vazamentos, desobstrução da rede de esgoto, ocorrência de desabastecimento, verificação de consumo, entre outros.
Aplicativo: pelo Cagece App também pode ser registrar ocorrências de falta de água, vazamentos, denúncias de fraudes, buracos e solicitação de 2ª via de faturas
Atendimento presencial
Se houver necessidade do atendimento presencial, é necessário realizar o agendamento no site da Cagece.
Detran
No Detran, o atendimento presencial estará suspenso na Capital e em municípios do Interior do Estado classificados no Nível de Alerta Nº 4 (risco altíssimo) do IntegraSUS. As demais cidades continuarão com o atendimento presencial.
Veja quais serviços digitais estarão disponíveis no site oficial do órgão (www.detran.ce.gov.br):
- Impressão de Certificado de Registro de Licenciamento (CRLV)
- 2ª via de Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
- Emissão de licenciamento e IPVA, através do site oficial do órgão (www.detran.ce.gov.br)
Sine-IDT
Unidades fechadas para atendimento presencial: os equipamentos no Centro, Papicu e Benfica atenderão de forma remota
Unidades com atendimento presencial: apenas as localizadas nos Vapt-Vups (Antônio Bezerra e Messejana). Nestes locais, o atendimento será reduzido e ocorrerá somente mediante agendamento prévio.
Atendimento online
Para ter acesso aos serviços do IDT/SINE de intermediação de mão de obra ou habilitação para o seguro-desemprego, os trabalhadores podem buscar os seguintes canais:
Site Emprega Brasil (https://empregabrasil.mte.gov.br/) ou aplicativo SINE Fácil
- Contato direto com os atendentes via Chatbot, na página inicial do IDT (www.idt.org.br)
- Canal direto com os atendentes via telefones
- Centro - (85) 2180-6214
- Papicu - (85) 2180-6213
- Casa do Cidadão Shopping Benfica - (85) 2180-6215
- Central de Atendimento ao Cliente - 0800 591.0363
Sine municipal
Já o Sine Municipal suspendeu o atendimento presencial durante a vigência do decreto de isolamento social rígido no Ceará. As quatro unidades do Município estarão fechadas no período, mas alguns serviços poderão ocorrer de forma remota.
Solicitações de seguro-desemprego e busca de vagas no mercado de trabalho poderão ser realizadas pelo:
- E-mail: sinemunicipalfor@sde.fortaleza.ce.gov.br
- Telefone: (85) 3105-3712 ou via WhatsApp (85) 98513-4385 (não recebe ligações), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Por meio dos canais de atendimento é possível ter acesso às informações sobre os benefícios ofertados, prazos, documentações e formas de acesso aos serviços online.