Profissionais de saúde que trabalham na rede pública do Ceará devem ter acesso ao aplicativo iSUS com informações sobre o coronavírus. O app, desenvolvido pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), deve reunir notas oficiais da pasta, serviços e dicas, além de recursos educativos da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE).
O app está em fase de testes e a secretaria formará um grupo de profissionais para avaliar a plataforma e dar sugestões de mudanças. Os trabalhadores devem receber informações sempre atualizadas com os mais novos protocolos relacionados à Covid-19. O objetivo é que as decisões tomadas pelos profissionais sejam baseadas em dados científicos seguros e comprovados, que se tornarão mais acessíveis devido ao app.
De acordo com o portal IntegraSus, 9.199 profissionais da área tiveram casos confirmados de Covid-19. Pelo menos 16 deles morreram em decorrência da doença, a maioria sendo técnicos ou auxiliares em enfermagem. O app também deve conter dicas de como cuidar da saúde física e mental durante a pandemia.
“O iSUS visa promover a saúde do cidadão usando a ferramenta da tecnologia chegando aos profissionais de saúde”, afirma o superintendente da ESP/CE, Marcelo Alcantara. Ele afirma que o manejo de pacientes graves é complexo, por isso, defende que o profissional tenha as informações na “palma da mão” para melhor tratá-los. Ele pode ser baixado pelo Google Play para sistemas Android e pela Apple Store para smartphones iOS.