Após pane, passageiros do metrô de Fortaleza vão andando até estação

Segundo Metrofor, problema ocorreu devido problemas elétricos, mas motivos ainda estão sendo apurados

Passageiros que percorriam um trecho da Linha Sul do Metrô de Fortaleza (Metrofor) foram surpreendidos por uma pane, na noite desta sexta-feira (8).

No momento do incidente - por volta das 20h20 - as luzes do metrô e o ar-condicionado foram desligados. Ainda assim, o veículo se manteve em movimento por um breve tempo, relatou ao Diário do Nordeste o estudante Erick Caleb, 20 anos. O jovem era um entre os "vários" ocupantes dos dois vagões. 

"O metrô deu pane assim que saímos da estação Rachel de Queiroz, no sentido Centro-Maracanaú. Daí ele parou no meio do breu, entre as estações Rachel de Queiroz e Virgílio Távora". 

Após a parada, afirma Caleb, todos os passageiros ficaram presos por cerca de meia hora no metrô, sem saber como proceder diante do problema. "Ficamos esperando notícia do que seria feito para a gente ser levado aos nossos destinos finais, até que nos informaram que tínhamos que ir andando pelos trilhos até a próxima estação". 

Em fila indiana, os passageiros teriam realizado uma caminhada de cerca de cinco minutos sobre os trilhos e, após chegarem à estação, não teriam recebido nenhum tipo de esclarecimento sobre o ocorrido. 

"Não falaram absolutamente nada. Nos deixaram na mão e eu, que estava a três estações de casa, tive que pegar um Uber", reclama o jovem. 

Metrofor

De acordo com a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), a pane de fato ocorreu em virtude de um problema elétrico, que "desenergizou a subestação Raquel de Queiroz do Metrô de Fortaleza, nesta sexta-feira (8). Devido à falha na subestação, um trecho da Linha Sul (entre as estações Virgílio Távora e Raquel de Queiroz) ficou sem alimentação elétrica. O problema durou entre 20h21 e 21h51". 

A assessoria do órgão confirma que um trem, que não estava lotado fazendo o percurso, ficou sem operar. Entretanto, ressalta que não houve acidente e que os passageiros não foram submetidos a nenhuma situação de risco, tendo em vista que "foram guiados por seguranças, maquinistas e agentes de estação do Metrofor até a estação mais próxima (Virgílio Távora)".

Ainda segundo a Companhia, "todos os funcionários são treinados para dar assistência e orientação nestas situações. Ocorrências dessa natureza não são frequentes e a Cia Cearense de Transportes Metropolitanos está apurando os motivos que levaram ao problema elétrico".

Pane elétrica

Em janeiro, a Linha Sul do Metrô havia registrado o mesmo problema: uma pane elétrica na subestação de energia, no bairro Benfica. O problema provocou a desernegização em uma catenária da linha, interrompendo a operação por aproxidamente 30 minutos.