A Prefeitura de Fortaleza divulgou, nesta sexta-feira (27), as listas de pessoas agendadas para receber a vacina contra a Covid-19 até o fim de agosto. Entre os indivíduos agendados para serem imunizados com a primeira dose, há adolescentes a partir de 14 anos.
A vacinação de pessoas entre 12 e 17 anos na Capital começou nesta quinta-feira (26), com a aplicação em jovens que estão restritos a leitos. A partir deste sábado (28), a campanha imuniza os adolescentes do público geral.
> Lista dos agendados por idade para primeira dose (D1) no sábado (28);
> Veja a lista dos agendados por idade para primeira dose (D1) no domingo (29);
> Veja a lista dos agendados por idade para primeira dose (D1) na segunda-feira (30);
> Veja a lista dos agendados por idade para primeira dose (D1) na terça-feira (31).
Imunização de adolescentes
Conforme a secretária adjunta da Saúde do Município, Aline Gouveia, mais de 50 mil pessoas menores de 17 anos estão agendadas para receberem o fármaco contra o coronavírus durante o fim de semana.
"Nós recomendamos que um responsável acompanhe esse adolescente na vacinação, até porque nós precisamos fazer algumas perguntas que, às vezes, o próprio não sabe responder, como processos alérgicos do passado", explicou a servidora.
Em relação à documentação, Gouveia ainda indicou que adolescentes que não possuem identidade "podem levar a certidão de nascimento", acompanhada de um documento com foto: "que pode ser o bilhete único, ou carteirinha de estudante", exemplificou.
A Prefeitura reforça que a aplicação de vacinas no grupo de 12 a 17 anos ocorrerá somente após agendamento, divulgado nas listas nominais publicadas no site, ou através do Vacine Já e do Aplicativo Mais Saúde Fortaleza.
Segundo a plataforma Saúde Digital, da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), até quarta-feira, cerca de 129.416 adolescentes estavam cadastrados para receber a vacina na Capital.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
Ao comparecer ao centro de vacinação, é necessário apresentar:
- Documento de identidade com foto;
- CPF;
- Cartão Nacional de Saúde (CNS);
- Comprovante de residência;
No caso de segunda dose, levar também o cartão de vacinação.
Cadastro
Para ter acesso ao agendamento da vacinação, é necessário realizar o cadastro na plataforma Saúde Digital.
No caso das pessoas que não têm acesso à internet ou com alguma dificuldade para realizar o cadastro, continua disponibilizando o cadastramento nos seguintes locais:
- 27 Centros de Referência da Assistência Social (CRAS)
- Sete terminais de ônibus
- Centrais de atendimento da AMC (shoppings Benfica e RioMar Fortaleza)
- Cuca José Walter e Cuca Jangurussu
- Centro Cultural Canindezinho
O QUE FAZER QUEM PERDEU A PRIMEIRA DOSE
PESSOAS QUE ESTAVAM COM COVID-19 OU DOENTES
Pessoas que foram contaminadas pelo novo coronavírus devem esperar 30 dias após o primeiro dia sintoma para tomar a vacina contra a doença.
Ou aqueles que não puderam comparacer porque apresentaram sintomas da Covid-19 no período, mas depois testaram negativo para a doença. Neste caso, a quarentena é de 15 dias.
Em ambos os casos, após esse período de quarentena, é possível comparecer a qualquer centro de imunização para ser vacinado.
Para isso, é obrigatório levar o comprovante do agendamento e o teste que prove a contaminação ou o quadro gripal.
A SMS frisa que a contagem desta quarentena começa a partir do primeiro dia de sintoma - e não da data do exame.
QUEM TOMOU OUTRA VACINA PRECISA ESPERAR
Pessoas que tomaram outras vacinas, como a da gripe, devem esperar 14 dias antes de tomar o imunizante contra a Covid-19. Cumprida essa quarentena, basta comparecer a um ponto de vacinação, levando o comprovante da vacina tomada e do agendamento.
PESSOAS QUE VIAJARAM A TRABALHO
Pessoas que tiverem de realizar viagem corporativa na data agendada da aplicação da primeira dose também podem comparecer aos locais sem agendamento. É necessário levar, também, a declaração da empresa para comprovar a viagem a trabalho.
QUEM PERDEU A DATA POR OUTROS MOTIVOS
Pessoas em qualquer outra situação que não esteja enquadrada nas citadas acima devem esperar a repescagem. A SMS informa que tem feito ações para os faltosos, mas depende de doses remanescentes para isso ocorrer. Portanto, é fundamental que as pessoas acompanhem a data e compareçam no dia e local agendados.
PESSOAS A PARTIR DE 40 ANOS
A SMS liberou a vacinação contra a Covid-19 sem a necessidade de agendamento prévio para as pessoas a partir de 40 anos que ainda não receberam a primeira dose.
Para receber a primeira dose, é necessário realizar o cadastro no site Saúde Digital (ver o passo a passo abaixo).
Após a confirmação, por e-mail, da efetivação do cadastro, a pessoa pode buscar um dos locais de vacinação para se imunizar.
PASSO A PASSO PARA CADASTRO NO SAÚDE DIGITAL
- Acesse o site Saúde Digital
- Selecione a opção "Ainda não tenho cadastro"
- Identifique-se preenchendo corretamente seus dados
- Nesta etapa do cadastro, deve ser informado se a pessoa está acamada, se tem alguma comorbidade e profissão.
- Confirme seus dados e crie uma senha de acesso ao cadastro
- Finalize o cadastro e aguarde seu agendamento.
- Em Fortaleza, é possível acompanhar a lista de agendados no site. Os nomes são divulgados diariamente.
E-MAIL DE CONFIRMAÇÃO DO CADASTRO NÃO CHEGOU
Nesse caso cheque todas as caixas do seu e-mail como "spam" e "lixeira". Caso não encontre a mensagem, a Sesa disponibiliza o telefone gratuito 0800 275 1475 para questionamentos sobre o Cadastro Estadual de Vacinação.
No site da Sesa e do Governo do Ceará está disponível também o assistente virtual "Plantão Coronavírus".
Caso a dúvida seja relacionada à imunização em Fortaleza, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) tem o número 156.
COMO ACESSAR O CADASTRO DE VACINAÇÃO?
Quem deseja acessar o seu cadastro deve entrar na plataforma Saúde Digital e clicar em "Já tenho cadastro". O acesso é feito com o CPF e a senha criada no ato do cadastramento.
ALTERAÇÕES NO CADASTRO
Para quem vai se vacinar, é permitido mudar somente o número de telefone fornecido após a conclusão do cadastro.
Já para as gestões municipais, é possível criar e alterar perfil para vacinadores e a liberação de agendadas por comorbidade.