Ações na Capital incentivam o hábito da leitura

A ideia das iniciativas é que as pessoas leiam não por obrigação, mas como atividades de lazer e satisfação

Há quase duas semanas, uma geladeira diferente foi implantada ao lado da passarela de pedestres da Universidade de Fortaleza (Unifor), na Avenida Washington Soares. Ao invés de acondicionar alimentos e líquidos, ela guarda dezenas de exemplares de livros, dos mais variados gêneros: é a "Biblioteca Compartilhada", fruto da parceria entre o Instituto Politizar e o projeto Plantandobem.

>Campanha apoia doação de livros

Inaugurada no dia 14 de abril, a Biblioteca Compartilhada propõe que as pessoas peguem os livros emprestados e também forneçam títulos, para que outros leitores possam usufruir do projeto. De acordo com os organizadores, a doação não é obrigatória, mas contribui para que nunca falte material.

A ação incentiva a leitura e a busca de conhecimento pelos frequentadores da região, mas principalmente por quem fica na parada de ônibus e dispõe de alguns minutos livres. "Nós também incentivamos a prática da cidadania, porque a intenção é que todos cuidem, devolvam e doem. Acreditamos que uma boa ação vai dar bons resultados, não importa quanto tempo leve", afirma Lúcia Silveira, presidente do Plantandobem.

Segundo ela, a ideia nasceu numa reunião com o Instituto Politizar, do qual ela participa, ainda no início deste mês. "Nós já tínhamos a ideia de fazer uma biblioteca dessas na Barra do Ceará, mas pensamos em fazer uma na Unifor também", afirma.

Os primeiros livros foram doados por pessoas ligadas aos dois projetos; a geladeira foi fornecida através de uma doação e a designer Lia Britto colaborou com a elaboração da identidade visual da Biblioteca. A ideia é expandir a ideia a outros bairros.

Receptividade

Mesmo com pouco tempo de atividade, parece que o público já comprou a ideia: quando visitou o local, a reportagem notou que restavam poucos livros na geladeira, mesmo que os organizadores tenham abastecido as prateleiras com quarenta novos exemplares há cerca de uma semana.

A estudante de Ciências Contábeis Bárbara Kelly, 20, ficou curiosa assim que a geladeira foi instalada. "Eu abri, mexi nos livros, mas ainda não peguei nenhum", conta. Oliza Mourão, 19, estudante de Publicidade, que utiliza a passarela diariamente, aprovou o novo espaço de leitura. "Eu também não cheguei a usar ainda, mas achei a ideia muito bacana", opina.

Em outra iniciativa, a Secretaria Municipal de Educação (SME) levou mais de 800 alunos, ontem, à Casa José de Alencar, para celebrar o "Dia D da Leitura": contação de histórias, personagens da literatura e brincadeiras com letras e palavras marcaram a ação dos alunos das escolas da rede municipal de ensino. O passeio, que durou de 8h às 16h, contou com uma programação com recreação e ações voltadas para o incentivo ao hábito da leitura. As atividades se estenderão para todas as escolas da rede municipal de ensino por toda a semana.

"O objetivo do 'Dia D' é encantar o aluno e atiçar nele o desejo de ler, de criar o hábito da leitura. Temos que fazer com que ele leia sem nenhuma obrigação, de uma forma livre. Por isso, colocamos à disposição um universo grande de leitura, como clássicos, conto de fadas, gibis, fábulas", justificou Carlos Eduardo, coordenador do ensino fundamental da SME.

Durante todo o dia, os alunos tiveram oficinas pedagógicas, literárias, além de atividades lúdicas como desenho, pintura de papel e de rosto. Ainda houve brincadeiras, jogos interativos, além de apresentações de peças teatrais. Além disso, como forma de envolver e estimular os pequenos leitores, foram distribuídos livros e eles também puderam interagir e brincar com os personagens e bonecos da Literatura Infantil.