O Ceará brilhou na abertura do GKA World Kite Fest 2026, na Ilha do Guajiru, em Itarema, no litoral oeste do Ceará. A primeira edição do Raízes Big Air reuniu atletas locais em uma competição marcada por manobras de alto nível e pela conquista de duas vagas para o GKA Freestyle Kite World Cup, a etapa cearense do Circuito Mundial de Kitesurfe. O destaque foi Carlinho Kite, que conquistou o primeiro lugar no pódio. O segundo colocado foi Brian Rodrigues. A dupla vai disputar com a elite da competição.
A competição foi realizada exclusivamente para atletas da região, para valorizar os talentos do litoral cearense e incentivar a prática do kitesurfe. Além do título, a competição garantiu a dois participantes a oportunidade de competir ao lado de alguns dos melhores atletas do mundo, colocando representantes da comunidade local na etapa decisiva do circuito internacional. Assim, o número de brasileiros disputando a competição chega a nove.
INÍCIO DAS DISPUTAS NA ELITE
Cerca de 40 atletas da elite mundial do Freestyle chegam ao local a partir desta quarta-feira (21). Até sábado (24), atletas nos naipes masculino e feminino vão disputar o título da competição que vai distribuir 25 mil euros em premiações.
Entre os destaques estão a brasileira Bruna Kajiya, atual campeã mundial e líder do ranking feminino, e o alemão Finn Flügel, que defende o título masculino. O Brasil também chega à disputa com Davi Ribeiro, terceiro colocado no ranking masculino, que tem boas perspectivas.
A programação oficial começa com inscrições e briefing dos atletas pela manhã, primeira largada possível às 12h30 e cerimônia de abertura às 18h. As disputas seguem até sábado (24), com horários sujeitos às condições do vento.