Clássico-Rei pela Copa do Nordeste terá mosaico apenas da torcida do Fortaleza; entenda

Apesar de solicitação do Ceará, mosaico da torcida visitante foi vetado na reunião de providências por questões de segurança

Legenda: Tricolores prepararam mosaico com a temática Dragon Ball
Foto: Crisneive Silveira/SVM

As torcidas de Ceará e Fortaleza programaram a execução de mosaicos com o tema Dragon Ball, em homenagem póstuma ao criador da série animada, Akira Toriyama, para o Clássico-Rei desta quarta-feira (18), válido pela Copa do Nordeste. Por questões de segurança, no entanto, apenas uma das torcidas poderá levantar o desenho na arquibancada.

Apenas o mosaico do Fortaleza está liberado para ser executado, enquanto o do Ceará foi vetado na reunião de providências para o jogo, realizada nesta segunda-feira (18). Na ata emitida após o encontro de representantes dos dois clubes e das autoridades que farão a segurança da partida, foi registrado a proibição.

Apesar de uma solicitação formal por parte do Ceará, registrada em ata, o documento informa que “houve um consenso entre os times e a Polícia Militar sobre a proibição da instalação de mosaicos por parte do time visitante, conforme padrão pré-estabelecido anteriormente”. A administração para o momento de montagem dos desenhos na arquibancada é considerada complicada. O Clássico-Rei é considerado um evento de alto risco (bandeira vermelha) pela polícia.

Ao Diário do Nordeste, um dos membros da organizada do Ceará informou que foi comunicado do veto ao mosaico pela Polícia ainda nesta manhã e que será avaliado se para o próximo clássico em que o Vovô for mandante, em 6 de abril, ainda será executada a homenagem à série Dragon Ball. Haverá também uma tentativa de liberação de mosaico para o primeiro jogo da final, mas os alvinegros consideram difícil.

Outros vetos

Ficou definido na reunião de providências também que não haverá torcida mista nos camarotes da Arena Castelão. Nenhum torcedor identificado com materiais do Ceará, portanto, poderá frequentar o prédio central, onde também ficam também os setores premium, especial, que será exclusivo para uso do Fortaleza, mandante do jogo.

Não haverá venda de bebidas alcoólicas no Clássicos-Rei por força de lei estadual aprovada em maio de 2019.

Esquema de segurança

Quase 500 policiais militares vão fazer a segurança do evento, sendo 260 PMs na área interna e 239 na área externa. Eles terão o auxílio de 400 seguranças particulares.

Haverá no Castelão também 30 bombeiros, nove policiais civis, um promotor de justiça e sete membros do Juizado do Torcedor e 15 agentes do Juizado da Infância. A Guarda Municipal comparecerá com 96 agentes e a AMC com 40.

Os portões serão abertos às 18h30. São 35.020 lugares para torcedores do Fortaleza e 23.884 para torcedores do Ceará.