Ceará x Bragantino: o que está em jogo, onde assistir e prováveis escalações

Alvinegro encara o time paulista tentando se aproximar mais de vaga na Pré-Libertadores e com missão de melhorar aproveitamento como mandante

Legenda: Ceará tenta manter vivo o sonho de vaga na Pré-Libertadores
Foto: Fabiane de Paula / CSC

Vencer para seguir sonhando. É com este objetivo que o Ceará entra em campo hoje, às 20h30min, na Arena Castelão, para enfrentar o Bragantino. Com campanha sólida e praticamente garantido na Copa Sul-Americana, o Vovô quer alçar voos maiores e tem a chance de se aproximar ainda mais de uma vaga na Pré-Libertadores.

Ficha técnica - Ceará X Bragantino

Para isto, precisa conquistar os três pontos contra um adversário que vem em crescente na competição. Nos últimos cinco jogos, duas vitórias e um empate, que deixam o Braga com 35 pontos, quatro a menos que o Alvinegro.

Se conquistar ao menos o empate, o Ceará chega aos 40 pontos e, com oito rodadas de antecedência, já supera a campanha que realizou no ano passado. Em 2019, o Vovô terminou a Série A com 39 pontos.

Ouça o podcast 'CearáCast'

A promessa é de jogo franco, com dois times que buscam a vitória, mas com estratégias cautelosas e inteligentes. Ceará e Bragantino são os times que mais contra-atacam no Brasileirão.

O time paulista aparece na liderança do quesito, com uma média de 16 contra-ataques realizados por partida. Logo atrás vem o Ceará, com média de 14 por jogo.

Além disso, o Alvinegro é o time que mais marca gols de contra-ataque no Brasileiro. Dos 40 gols do Vozão na competição, sete saíram deste tipo de jogada. Já o Bragantino aparece logo depois, com seis gols nascidos de contragolpes.

Desempenho como mandante

Um desafio que o Ceará terá é o de melhorar o desempenho como mandante no Brasileirão. Até aqui, em 14 jogos feitos na Arena Castelão, o Vovô venceu cinco, empatou cinco e perdeu quatro, com 47,6% de aproveitamento.

O detalhe é que há cinco jogos seguidos atuando como mandante que o Ceará não vence pelo Brasileirão, com três empates (Sport, Atlético-MG e São Paulo) e duas derrotas seguidas (Atlético-GO e Internacional). O último triunfo caseiro do Ceará na competição foi o 2 a 1 diante do Coritiba, pela 18ª rodada.

Guto de fora

Entre os jogadores, o Alvinegro não possui nenhum desfalque por suspensão para a partida. Porém, o técnico Guto Ferreira não estará à beira do campo para comandar a equipe. Ele foi expulso na vitória por 2 a 0 sobre o Flamengo, no Maracanã, e com isso terá que cumprir suspensão automática.

O auxiliar-técnico Alexandre Faganello será o responsável por orientar os jogadores na área técnica. Esta não é a primeira vez que Alexandre desempenhará a função.

No primeiro turno do Brasileirão, o Ceará foi derrotado por 2 a 0 pelo Internacional, no dia 10 de setembro de 2020, em partida disputada no estádio Beira Rio. Guto estava suspenso na ocasião por ter sido expulso na partida anterior, contra o Santos.