Bate-papo com os Craques: Marcelo Nicácio fala de glórias e polêmicas no futebol cearense

Confira entrevista com o jogador que foi importante para Ceará e Fortaleza na década passada

Marcelo Nicácio
Legenda: Artilheiro no Fortaleza, trocou a equipe pelo Ceará
Foto: Cid Barbosa

Uma carreira de artilharia e referência de gols, Marcelo Nicácio era um meia que se transformou em centroavante. A paixão pelo futebol veio de berço, torcedor do Bahia, onde tocava tambor em uma das torcidas organizadas do time, onde realizou o sonho em se tornar jogador profissional. Nicácio jogou Seleção Brasileira de base e era colocado como promissor substituto do centroavante Nonato, mas vieram algumas frustrações, quando, inexplicavelmente, o atleta passa a ser afastado do grupo e com salários atrasados.

"Esse período no Bahia foi o único da minha carreira onde pensei em desistir, onde tive sonhos frustrados, saindo de um promissor jogador e substituto de outro grande na história do clube, seleção brasileira e ser afastado de uma hora pra outra no clube onde cresci, onde era a minha casa. Passava mais tempo no Bahia do que em casa mesmo. Foram de seis a sete meses sem jogar futebol. Eu não conseguia entender tanta injustiça e pensei em desistir". Relata Nicácio.

Confira entrevista completa

Powered by RedCircle

Em 2009 Nicácio ganhou projeção no Fortaleza, justamente no ano de rebaixamento do clube à Série C. Em semestres distintos na temporada, foi campeão cearense e artilheiro do estadual, onde antes da final contra Ceará, o centroavante teve um pressentimento.

"A final era no domingo e no sono de sábado para o dia da decisão eu tive um sonho. Eu sonhava com troféu de campeão, mas não conhecia e não sabia como era. Eu acordei para o café, desci, abri o jornal e vi o mesmo troféu do sonho. Então me deu um estalo e certeza que seria campeão independente do resultado. Foi especial demais, torcida maravilhosa e ainda mais por ser meu primeiro título de carreira profissional". revelou

Com tricampeonato estadual e a boa campanha na Copa do Brasil, a expectativa para disputa da Série B era de buscar o acesso, Fortaleza entrava como um dos favoritos na competição. O grupo unido do primeiro semestre se desestruturou na Série B do brasileirão.

"O grupo montado para competição era qualificado, mas não tinha o mesmo comprometimento do que obteve sucesso no estadual e Série B é outro nível de competição. Aconteceram coisas lá dentro que eu só descobri muitas coisas erradas na reta final da nossa campanha, se tivesse observado melhor, teria tido um posicionamento diferente. O Fortaleza de fato, apesar do bom elenco, merecia cair. Nossas lideranças, quem estava a frente do clube fizeram coisas que nunca deve acontecer no clube". Esclareceu Nicácio

Nicácio retornaria ao Fortaleza em 2010 para ajudar o clube retornar para Série B. Foi apresentado no clube, mas dez dias depois, era apresentando no Ceará.

"Eu cheguei na segunda para tentar jogar na quarta contra São Raimundo, mas meu nome não caiu no BID. O Renan me contratou e corria um risco do Fortaleza não passar de fase, tudo que ele me prometeu e não queria mais cumprir. O nosso acordo era de assinar o contrato e me dar uma 'luva' de garantia e depois da possibilidade de eliminação, o presidente sumiu, sem contato nenhum. Falei com meu empresário e ele me orientou a não assinar o contrato. Fiquei na cidade por quase dez dias e o Ceará soube da minha situação e entrou em contato com meu empresário. Ele me perguntou se eu assinaria, então assinei com Ceará. Já que o Renan não cumpriu a promessa, sumiu e eu estava sem clube naquele momento. Esclareceu Marcelo Nicácio.

Marcelo ainda esclarece algumas situações colocadas pelo presidente Renan Vieira na época.

"Ele foi na televisão e falou o que quis, jogou a torcida do Fortaleza contra a minha pessoa e na época, eu não soube me defender ou ter a maturidade para procurar os mesmos meios e esclarecer situação. Então fiquei com a imagem ruim de traíra e mercenário. Tenho minha cabeça tranquila e tive uma boa passagem pelo Ceará", pontuou Nicácio

Quero receber conteúdos exclusivos de esporte