O Ceará é campeão cearense de 2006. Após três anos, o Alvinegro reconquis-tou, com humildade, a he-gemonia do futebol local. Vinícius, soltando um mís-sil, aos 29 minutos do se-gundo tempo, fez o gol que garantiu a conquista do Vozão ontem, no Castelão, pelo placar mínimo diante do Fortaleza, que desperdi-çou a chance de se sagrar pela primeira vez tetracampeão.
A estratégia do técnico Zé Teodoro, de mandar a cam-po um time precavido, mas jamais acovardado, acabou vingando. Atletas do Vozão se comportaram como ver-dadeiros guerreiros, dispu-tando todas as divididas.
Porém, quem teve a primeira chance de abrir o marcador foi o atacante Rinaldo, aos 15 minutos de jogo. Ele recebeu um lançamento de Vélber entre os zagueiros e entrou livre. Quando tentou driblar para o lado direito, foi interceptado por Adílson que chegou abafando.
O Ceará reagiu com duas investidas de Reinaldo Aleluia. Na primeira, ele recebeu de Jorge Henrique e chutou cruzado da esquerda, mas para fora. Depois, foi derrubado na entrada da área por André Cunha. Arlindo Maracanã cobrou com perfeição a falta no ângulo alto direito de Maizena, que fez grande defesa a escanteio.
A VITÓRIA - O Tricolor começou mais agudo. Logo no início, Dude mandou uma bomba na direção do gol do Vozão. Adílson voou e espalmou para o lado. Aos 29, Rabicó perdeu a bola para Aleluia no meio do campo. O atacante lançou Vinícius, que avançou pela direita e mandou um foguete para dentro da meta do Leão, fazendo o gol do título.
Logo depois, Helinho acertou o travessão de Maizena. No desespero, o Tricolor tentou o empate em vão. O tetracampeonato leonino não passou de um sonho que virou pesadelo.
Resumo - 0x1
FORTALEZA
Maizena; André Cunha (Rabicó), Alan, Gláuber e Mazinho Lima; Dude, Galeano (Tiago Sousa), Ígor (Geuffer) e Vélber; Rinaldo e Finazzi.
Técnico: Jair Picerni.
CEARÁ
Adílson; Arlindo Maracanã (Danilo), Clécio, Preto e Sérgio; Léo, Leanderson, Jorge Henrique (Helinho) e Luiz Fernando (Sidney); Reinaldo Aleluia e Vinícius.
Técnico: Zé Teodoro.
Competição - Campeonato Cearense
Decisão - final
Local - Castelão.
Data - 9 de abril de 2006.
Árbitro - Carlos Eugênio Simon (Fifa-RS);
Assistentes - Marcos Antônio Gomes (Fifa-MG) e Erick Bartholomeu (Fifa-PE)
Renda - R$ 547.727,00.
Público - 53.455 pagantes.
Gol - Vinícius
Cartões amarelos - Reinaldo Aleluia e Dude.
Cartão vermelho - Finazzi.