Santos e Grêmio têm jogos decisivos para avançar na Libertadores; veja prováveis escalações

Times brasileiros têm vantagens para segurar nos duelos de volta para garantir vaga na próxima fase

Os dois representantes brasileiros na fase preliminar eliminatória da Copa Libertadores jogam nesta terça-feira (16): Santos e Grêmio definem se avançam para 3ª fase da maior competição das Américas e têm vantagens nos confrontos desta noite, ambos fora de casa.

Deportivo Lara x Santos

Com a vantagem de só precisar de um empate para avançar de fase, o Santos visita o Deportivo Lara, às 19h15, em Caracas. E além de assegurar a chance de buscar uma vaga nos grupos da competição, o êxito diante do time venezuelano assegura, ao menos, a disputa de mais oito jogos por torneios continentais na temporada 2021. No jogo de ida, venceu por 2 a 1 no jogo de ida, na Vila Belmiro.

Afinal, os dois duelos com o vencedor de Universidad de Chile x San Lorenzo valeriam a participação na fase de grupos da Libertadores. Mas o time eliminado nessa série terá um consolo: disputar a Sul-Americana de 2021, que nesta temporada também terá sua etapa de grupos, com seis rodadas.

Sem poder contar mais uma vez com Marinho, em recuperação do condicionamento físico, e Kaio Jorge, com dores, o técnico Ariel Holan reforça a aposta em Soteldo. O atacante venezuelano ainda não brilhou na temporada 2021, tendo atuações apagadas contra São Paulo e Deportivo Lara. E foi um dos poucos titulares poupados diante do Ituano, só entrando no segundo tempo.

Quem também atuou apenas em parte do confronto com o Ituano foi o lateral-direito Pará. Recuperado da Covid, ele deverá ser titular na Venezuela, o que vai forçar Holan a encontrar um espaço para Vinicius Balieiro no meio-campo. O volante, afinal, mesmo improvisado na lateral, é o artilheiro do time na temporada, com dois gols marcados, um deles no duelo de ida com o Deportivo Lara, o seu primeiro entre os profissionais.

Inclusive, das sete vezes em que o Santos foi às redes na temporada, apenas uma não foi com um jogador formado na sua base. Um cenário que deve se repetir nos próximos jogos, diante da impossibilidade de o clube buscar reforços. 

Embora o Deportivo Lara tenha sua sede em Barquisimeto, o jogo vai ser disputado no Estádio Olímpico de Caracas por razões logísticas. O time da casa chega animado após oferecer muitas dificuldades ao Santos na Vila Belmiro e sob a perspectiva de avançar à última fase preliminar da Libertadores com um triunfo por 1 a 0. Será apenas o segundo jogo na temporada do Deportivo Lara, que não tem baixas por lesão.

Provável escalação: João Paulo; Pará, Kaiky, Luan Peres, Felipe Jonatan; Alison, Sandry; Ângelo, Soteldo, Lucas Braga; Marcos Leonardo.

Ayacucho x Grêmio

Com os seus principais jogadores e o técnico Renato Gaúcho em férias, o Imortal faz um jogo protocolar, mas também para testes e aquisição de experiência. Em Quito, às 21h30, encara o Ayacucho, do Peru,  podendo perder por até 4 gols de diferença.

Na última semana, o Grêmio aplicou 6 a 1 no Ayacucho. E nem terá o desafio de atuar na casa do rival. A partida será disputada no Equador, no Estádio Atahualpa, por causa das restrições impostas pelo governo do Peru para a entrada de brasileiros no país em função da pandemia do coronavírus.

Assim, o Ayacucho levou o confronto para uma cidade com altitude de 2.850 metros acima do nível do mar. Mas nada que assuste a ótima vantagem gremista. A equipe será dirigida pelo auxiliar Alexandre Mendes.

E exceto pelo lateral-esquerdo Cortez, a formação será composta basicamente por jovens. Alguns deles, porém, já buscam seu espaço entre os titulares de 2021, como o lateral Vanderson e o ponta Ferreira, um dos destaques do jogo de ida com o Ayacucho, além de jogadores que costumam ser utilizados por Renato, como Darlan. Também será um importante teste para o goleiro Brenno, em busca de espaço numa equipe que tem sofrido com falhas de quem vem ocupando a meta.

"Por termos conseguido esta vantagem, se entramos desligados, achando que o jogo está ganho, que estamos classificados, podemos cometer erros e ceder a derrota. Se estivermos concentrados, não terá surpresa", alertou Ferreira. Com a base que vai atuar no Equador, o Grêmio venceu o Esportivo por 2 a 0, sábado, pelo Campeonato Gaúcho. 

O adversário na próxima fase deve ser o vencedor da série entre Independiente del Valle e Unión Espanhola.

Provável escalação: Brenno; Vanderson, Ruan, Rodrigues e Cortez; Lucas Araújo, Darlan, Guilherme Azevedo, Thaciano e Ferreira; Ricardinho.