Um dos mais conhecidos bordões do futebol afirma que um grande time começa por um grande goleiro. Ceará e Fortaleza podem se orgulhar de ter grandes jogadores defendendo as suas metas: Richard, do lado do Ceará, e João Ricardo, do lado do Fortaleza.
Os dois jogadores vão estar em campo na Arena Castelão neste sábado (6), quando Ceará e Fortaleza disputam a partida de volta da final do Campeonato Cearense de 2024, valendo o título estadual da temporada 2024.
Mas uma coincidência marca o duelo entre os dois goleiros. Richard e João Ricardo foram companheiros de clube nas temporadas 2021 e 2022. Os dois jogadores vestiam a camisa do Ceará neste período. Agora, são rivais em busca do título do Cearense.
E na atual temporada, os dois já mostraram o seu valor justamente em partidas contra o maior rival. Com a possibilidade da final ser decidida nos pênaltis, Richard e João Ricardo podem ser decisivos na luta pelo título estadual.
RICHARD: LUTA CONTRA LESÕES E SUPERAÇÃO NO CLÁSSICO
Richard de Oliveira Costa, de 33 anos, defende as cores do Ceará desde 2019. Ao todo, são 120 partidas disputadas com a camisa do Alvinegro de Porangabuçu e muitas defesas importantes ao longo de tantos jogos pelo Vovô.
Apesar disso, a passagem de Richard por Porangabuçu é também marcada por momentos turbulentos. Ao longo destas seis temporadas, o goleiro sofreu com muitas lesões que o afastaram dos gramados por períodos consideráveis.
Em 2019 foram apenas 16 partidas, mesmo número de 2020. Em 2022, a temporada com o menor número de jogos: foram apenas cinco partidas disputadas. Em 2021 e em 2023 o atleta teve bons números, com 43 e 31 jogos respectivamente.
Richard foi um dos poucos remanescentes do elenco do Ceará para a temporada 2024. Mesmo assim, o jogador começou o ano fora das quatro linhas, no banco de reservas. Fernando Miguel, ex-Fortaleza, havia assumido a titularidade.
Mas uma grave lesão sofrida por Fernando Miguel fez com que Richard assumisse a titularidade do Alvinegro mais uma vez. Ele já havia tido um bom desempenho contra o Náutico, pela Copa do Nordeste, mas assumiu de vez a titularidade no final de fevereiro.
Mas o apogeu do goleiro alvinegro veio no dia 20 de março de 2024. O Ceará venceu o Fortaleza por 1 a 0 em Clássico-Rei válido pela Copa do Nordeste, com Richard como grande herói da vitória e o melhor jogador em campo na partida.
Foram pelo menos cinco defesas importantes, sendo quatro delas em lances dentro da grande área. Richard evitou o que seria o gol do empate do Fortaleza na partida.
RICHARD EM 2024
- 9 jogos (9 como titular)
- 7 gols sofridos
- 5 jogos sem sofrer gols
- 27 defesas realizadas
JOÃO RICARDO: MANUTENÇÃO DA TITULARIDADE E EVITOU DERROTA NA IDA
Do lado do Tricolor do Pici, a meta é defendida por João Ricardo Riedi, de 35 anos. O goleiro chegou ao Fortaleza em 2023, após vestir a camisa do rival Ceará por duas temporadas. O arqueiro rapidamente assumiu a titularidade no Leão.
Desde que chegou ao Pici, já são 67 partidas disputadas pelo Fortaleza, sendo 50 delas na temporada 2023 e 17 na atual temporada. João Ricardo chegou a ter sua titularidade ameaçada com a chegada de Santos, mas conseguiu manter a condição de titular.
João Ricardo permaneceu como titular e mostrou aos torcedores que de fato é o dono da posição de goleiro no time titular de Juan Pablo Vojvoda. Santos foi utilizado em algumas partidas, mas não assumiu a titularidade de modo definitivo.
Campeão cearense pelo Fortaleza em 2023, quando foi titular na campanha do pentacampeonato estadual do Leão, João Ricardo busca conquistar o seu bicampeonato cearense e ajudar o Fortaleza a ser hexacampeão do Campeonato Cearense.
Ele foi inclusive muito importante na partida de ida da final do Campeonato Cearense 2024, contra o Ceará. Em uma partida em que o Vovô teve as maiores chances de balançar as redes, João Ricardo evitou diversos gols do Alvinegro.
O principal lance envolvendo o goleiro aconteceu no segundo tempo do confronto, quando o atacante do Ceará, Saulo Mineiro, disparou em velocidade e ficou frente a frente com João Ricardo, que conseguiu fazer a defesa e evitar o gol do Ceará.
Ao todo, foram três defesas importantes ao longo do Clássico-Rei, sendo duas delas em finalizações de dentro da área.
JOÃO RICARDO EM 2024
- 17 jogos (17 como titular)
- 13 gols sofridos
- 7 jogos sem sofrer gols
- 49 defesas realizadas