Porzingis retorna e Boston Celtics dominam Dallas Mavericks no jogo 1 das Finais da NBA

O pivô letão estava afastado desde o dia 29 de abril devido a uma lesão muscular, marcou 20 pontos em 21 minutos

Com o retorno decisivo do pivô letão Kristaps Porziņģis, o Boston Celtics derrotou o Dallas Mavericks no TD Garden, em Boston, nesta quinta-feira (6), por um retumbante 107 a 89 no início das finais da NBA. Porziņģis, que estava afastado desde o dia 29 de abril devido a uma lesão muscular, marcou 20 pontos em 21 minutos depois de começar a partida no banco, em uma atuação arrasadora contra seu ex-time.  

Luka Dončić, a grande estrela destes playoffs, brilhou com 30 pontos e 10 rebotes em seu primeiro jogo nas finais, mas seu parceiro Kyrie Irving marcou, apenas, 12 pontos para o Mavericks, que ficou em desvantagem desde o primeiro quarto com uma diferença que chegou a 29 pontos.

“Obviamente, alguém como ele (Dončić) vai marcar seus pontos. Nosso trabalho é limitar os outros jogadores da melhor maneira possível”, disse o astro do Boston, Jayson Tatum a AFP. “Mas é apenas uma partida. Estas são as finais da NBA, elas não vão desaparecer facilmente”. 

SOBRE O JOGO

Empurrado por sua torcida, o Boston nem sofreu com a noite discreta de Tatum, que registrou 16 pontos e 11 rebotes, enquanto Jaylen Brown marcou 22 pontos. O Celtics, que há dois anos perdeu nas Finais para o Warriors, impôs sua maior experiência na primeira rodada deste duelo contra o Mavericks, o convidado inesperado no grande palco após terminar na quinta colocação na Conferência Oeste.

Kyrie Irving, recebido com enormes vaias por seus ex-torcedores, desta vez não deu apoio suficiente a Dončić, que mal distribuiu uma assistência diante da pouca eficiência de seus companheiros. O Mavericks esboçou uma tentativa de reação ao diminuir a diferença para oito pontos (72–64) no meio do terceiro quarto, mas o Boston Celtics resistiu à pressão graças ao sucesso na linha externa, com um total de 16 cestas de 3 pontos marcados em 42 tentativas (38,1%), contra apenas 7 dos 27 (25,9%) de seu adversário.