Leão acaba tabus e é campeão

Tricolor não triunfava há mais de um ano no Castelão, vence com gol de Rinaldo, que encerrou jejum de seis partidas

Parecia que os Deuses da bola estavam reservando o dia 6 de maio para a torcida do Fortaleza extravasar. Os mais de 57 mil espectadores viram o Tricolor de Aço bater o Icasa, por 1 a 0, chegar ao 36º título Estadual e encerrar vários tabus. Além de vencer após cinco jogos, o Leão acabou com a escrita de não triunfar no Castelão havia 15 partidas e ainda por cima viu o atacante Rinaldo fazer o gol do título e jogar a seca de 42 dias sem estufar as redes para o espaço.

A felicidade foi tanta que após o apito do árbitro, o gramado ficou pequeno para conter a euforia dos torcedores, que invadiram o campo e foram comemorar com os ídolos.

´ Esse título foi uma recompensa para todo o nosso grupo´, disse o volante Dude, que conquistou sua sexta taça.

O zagueiro Preto não continha a alegria com o segundo título consecutivo, já que ano passado levantou o troféu com o Ceará. ´Só tenho a agradecer ao carinho da torcida e da diretoria do Fortaleza por ter confiado no meu trabalho. Sou bi-campeão com muito orgulho´, declarava.

No jogo, o Leão foi melhor durante os 90 minutos e o placar de 1 a 0 não refletiu o maior poderio da equipe leonina. O quarteto formado pelos zagueiros César e Preto e pelos volantes Dude e Válter impediram a as ações do Icasa, que tomou a iniciativa, mas deixava aberta sua defesa. Em um contra-ataque, aos 14 minutos, Rogerinho recebeu a bola no meio e lançou para Rinaldo. O atacante ficou mano a mano com o zagueiro, deu três fintas em Lopes e chutou de perna direita, sem chances para o goleiro Fernando, marcando um golaço.

O Fortaleza poderia ter ampliado ainda na primeira etapa, com Rogerinho, mas a bola explodiu na trave.

No segundo tempo, o time Tricolor cansou de perder gols. Aos três, Rinaldo chutou a bola também na trave. O camisa 9 perdeu um mais fácil ainda, aos 17, sozinho com o goleiro, mas Fernando defendeu. Ricardinho e Ígor também desperdiçaram chances incríveis.

A decisão foi caminhando para o fim e o setor defensivo do Leão era sólido. O goleiro Getúlio Vargas, quando foi chamado, deu seu show e segurou o 1 a 0. Depois, foi só comemorar e gritar: ´é Campeão´.

ARTILHEIRO - Rinaldo desencanta e leva 2 títulos

´Jesus Cristo reservou esse dia para coroar todo o meu esforço e, depois de tanto tempo sem marcar, fui agraciado com o gol do título´, disse emocionado o atacante Rinaldo ao final da partida.

O Camisa 9 do Fortaleza realmente tinha bastante motivo para comemorar. Além de ter encerrado um jejum de seis partidas ou 42 dias sem balançar as redes, marcou o tento do 36ºtroféu do Fortaleza, e ainda de quebra, conseguiu chegar a artilharia do Campeonato com 14 gols, ao lado de Carlos Alberto, do Maranguape, e assim tornou-se bi campeão, já que foi o goleador do Estadual em 2006, com 19 gols.

A boa partida de Rinaldo, que poderia ter feito outros dois se tivesse caprichado um pouco mais, foi reconhecida pelo experiente zagueiro César. ´É um grande jogador e não merecia ter passado tanto tempo sem marcar. Hoje, ele mostrou seu verdadeiro talento e comprovou que é um jogador diferenciado. O melhor do time´, afirmou o defensor.

Rinaldo, que tem proposta do Botafogo-RJ, quer permanecer no Fortaleza para levar o time de volta à Série A.

ÍDOLO - Getúlio Vargas se consagra como novo xodó da torcida

Não foi preciso nem repetir as grandes atuações, mas, a cada defesa, o goleiro Getúlio Vargas era saudado com os gritos: ´ão, ão, ão o Getúlio é paredão´, o coro fazia eco nas arquibancadas pela torcida tricolor. ´Eu já tinha dito que essa era a partida mais importante da minha vida. Graças a Deus deu tudo certo e merecemos ser campeões´ disse o Camisa 1, que estava acompanhado da noiva e de se pai.

Resumo

Fortaleza 1
Getúlio Vargas; Ari, César, Preto e Aldivan; Dude, Válter (Raulen), Simão e Rogerinho (Ígor); Rinaldo e Adriano Chuva (Ricardinho). Técnico: Paulo Bonamigo

Icasa 0
Fernando; Chiquinho (Cristóvão), Lúcio, Lopes e Marcelo; Marcinho, Jonas, Wanderley (Roberto) e Daniel Sobralense; Isac (Maurílio) e Ciel. Técnico: Flávio Araújo.

Competição - Campeonato Cearense. Estádio - Castelão. Data - 6 de maio de 2007. Árbitro - Paulo César de Oliveira (SP). Assistentes - Eric Bandeira (PE) e Aristeu Tavares (RJ). Renda - R$ 465.750,00 . Público - 55.500 pagantes. Gol - Rinaldo.

Cartões amarelos - Válter, Ari, César, Simão, Getúlio, Ígor, Daniel Sobralense e Marcinho.