Pelo segundo ano consecutivo, Johnatas Cruz foi o melhor brasileiro na prova masculina da Corrida São Silvestre. Na edição de 2024, realizada nesta terça-feira, o mineiro terminou na quarta colocação, completando a prova em 45 minutos e 32 segundos. Sem dúvida um feito para um atleta que era gari até 2022 antes de se dedicar as corridas de alto rendimento.
Johnatas, que hoje é corredor profissional e representa o Praia Clube, de Uberlândia, completou o percurso em São Paulo pouco mais de um minuto atrás do queniano Wilson Too, que venceu a prova.
Em entrevista à TV Globo, ele disse estar feliz com o resultado.
"Quando a gente está confiante um dia antes, é sinal que vai acontecer no dia posterior. Eu fiz uma prova mais mental, fui buscando pouco a pouco. Tem que treinar muito, principalmente a cabeça. A gente foca no físico e, às vezes, deixa o mental para trás. Tenho só a agradecer", disse o atleta.
Confira o Top 5 da São Silvestre masculina:
1º lugar: Wilson Too (Quênia) – 44m21
2º lugar: Joseph Panga (Tanzânia) – 44m51
3º lugar: Reuben Poghisho (Quênia) – 45m26s
4º lugar: Johnatas Cruz (Brasil) – 45m32s
5º lugar: Nicolas Kosgei (Quênia) – 45m41s
Trajetória dele
O mineiro começou nas corridas de rua em 2015, conciliando com a profissão de gari. Já em 2018 foi o segundo colocado na corrida de aniversário de São Paulo, e no mesmo ano, chegou na 13ª posição na corrida de São Silvestre, o 4º brasileiro mais bem colocado.
Foi quando finalmente em 2022, deixou de ser coletor nas ruas de São Paulo para se dedicar ao esporte.
Em 2023, foi 4º colocado na São Silvestre e o brasileiro mais bem colocado na Maratona dos Jogos Pan-Americanos, em Santiago.
Ele ainda conquistou a medalha de ouro no Campeonato Sul-Americano de Meia Maratona, disputado em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, e dos 10 km da Copa Brasil de Cross Country.