Contrariando todas as expectativas, a boa campanha que o Ceará faz no Campeonato Brasileiro não tem os jogos realizados em sua própria casa como trunfo. Pelo contrário. O desempenho como visitante tem sido o diferencial do Alvinegro na competição. E é justamente tentando manter o bom aproveitamento nos jogos longe dos domínios que o Vovô enfrenta hoje o Goiás, às 19 horas, no Serrinha.
André Almeida analisa a partida
O Ceará terá uma mudança certa para a partida. Suspenso, Bruno Pacheco não pode atuar. Kelvin deve assumir a titularidade, e Alyson é outra opção para o setor.
Ficha técnica e escalações
No banco de reservas, o técnico Guto Ferreira terá novamente à disposição o atacante Felipe Vizeu. O centroavante viajou com a delegação alvinegra para Goiânia e fica à disposição do treinador para ser utilizado no decorrer do jogo.
O atacante de 23 anos desfalcou o Vovô nas últimas rodadas por conta de desconforto no músculo adutor esquerdo, sentido no dia 2 de janeiro, primeiro sábado de 2021.
Ouça o podcast 'CearáCast'
O atleta passou por um período de modulação de cargas de treinamento, sendo observado diariamente pelo Centro de Saúde e Performance do clube, e agora está plenamente recuperado.
Força como visitante
Considerando os jogos como visitante, o Ceará possui a 5ª melhor campanha entre os 20 times do Brasileirão. Em 15 jogos, são cinco vitórias, quatro empates e seis derrotas, com aproveitamento de 42,2%, ficando atrás somente de Flamengo, São Paulo, Internacional e Palmeiras, que estão brigando pelo título da Série A.
Considerando os jogos mais recentes, os resultados são ainda melhores. Nas últimas cinco partidas como visitante, um empate e quatro vitórias, todas obtidas com autoridade, sobre Vasco, Bahia, Fortaleza e Flamengo, respectivamente.
Há mais de dois meses que o time de Guto Ferreira não perde jogando longe de seus domínios. A última derrota foi para o Grêmio, por 4 a 2, em 14 de novembro.
Olho na Sul-Americana
O sonho da Pré-Libertadores ficou mais distantes após a derrota para o Bragantino, por 2 a 1. Entretanto, o objetivo de classificação para a Copa Sul-Americana segue mais que vivo. Atualmente, o Vovô é o time que mais possui chances de classificação para o torneio internacional.
Segundo o Departamento de Matemática da UFMG, o Ceará tem, após a 30ª rodada da Série A do Brasileiro, 90,8% de chance de vaga na Sul-Americana 2021.
Se conquistar ao menos o empate, o Ceará chega aos 40 pontos e, com oito rodadas de antecedência, já supera a campanha que realizou no ano passado. Em 2019, o Vovô terminou a Série A com 39 pontos.