Dono do 3° melhor ataque da Série A do Campeonato Brasileiro, com 26 gols marcados em 16 partidas, o Fortaleza lidera dois quesitos ofensivos (contrários) entre os 20 participantes da principal competição nacional: grande chances criadas (39) e grandes chances perdidas (26). Os dados são do Sofascore, site de estatísticas especializado em futebol.
A filosofia de jogo do técnico argentino Juan Pablo Vojvoda tem como objetivo principal: a busca pelo gol. No entanto, apesar de estar entre os melhores ataques da Série A, o Fortaleza peca, de certa forma, na hora decidir. O resultado é observado, em números, nas partidas contra Grêmio e Santos, onde a equipe tricolor esteve perto de sair com a vitória, mas teve de se contentar com o empate.
O índice de desperdiço contra a equipe gaúcha foi de 100%. À época, o Fortaleza criou 9 grandes chances e desperdiçou todas. Contra o Santos, criou três e desperdiçou duas.
Desempenho estatístico negativo
O meio-campista Yago Pikachu (7) e os atacantes Robson (4) e David (4) são responsáveis diretos por 15 (das 26) grandes chances perdidas pelo Fortaleza na Série A do Campeonato Brasileiro. Lucas Crispim, com duas, completa a listagem.
Contra o Santos, Lucas Crispim e Marcelo Benevenuto foram os atletas que desperdiçaram oportunidades em favor do tricolor.
O Fortaleza volta a campo no sábado (21) contra o Juventude, no Estádio Alfredo Jaconi, em duelo válido pela 17ª rodada. A Rádio Verdes Mares transmite tudo ao vivo e o Diário do Nordeste acompanhe de tempo real.