Federação premia melhores atletas de karatê no ranking de 2023

Ao todo, a federação premiou os 86 melhores atletas do ranking cearense de karatê de 2023

Uma noite de gala no esporte cearense. A Federação Esportiva e Educacional de Karatê do Ceará (FEEKC) homenageou os melhores atletas do ranking, além de professores, personalidades e autoridades na noite deste sábado (2), no Clube dos Diários, em Fortaleza. A entidade celebrou a conquista do primeiro lugar no ranking brasileiro de 2023.

“Ano passado foi surpreendente para nós. Já na primeira etapa a gente ter sido vice-campeão na cidade de Barra do São João, no interior do Rio de Janeiro. E na segunda etapa, bem na ponta do país, no Rio Grande do Sul, na cidade de Três Coroas, também conseguimos o vice campeonato geral. Então dentro de casa expectativa era grande já para conseguir o título de campeão e esse título foi confirmado. Então juntando aí os dois desse campeonato e o título de campeão dentro de casa nos faz campeão geral do Brasil do ano de 2023”, disse Robyson Régis, presidente da FEEKC.

DISPUTAS INTERNACIONAIS

Além da primeira colocação no ranking brasileiro de 2023, a FEEKC cedeu atletas, árbitros e dirigentes cearenses para fazerem parte da seleção brasileira de karatê que conquistou o título de campeão geral do campeonato Pan-Americano, que aconteceu no último ano.

“No Pan-Americano tivemos uma delegação aqui de alguns atletas cearenses que integraram a seleção brasileira, representaram muito bem, no campeonato pan-americano, o Brasil foi campeão. Inclusive tivemos professores que atuaram na arbitragem e nós tivemos também o nosso professor Carlos Cartaxo, que é o nosso técnico da seleção cearense, também estava lá como técnico da seleção brasileira”, contou Robyson.

Para o treinador, cada competição que sua federação vai é um novo desafio, mas os resultados vem a partir do esforço e empenho. “A gente não sabe quais são os atletas, quem são os adversários, mas com o esforço e empenho dos nossos atletas, nós empenhamos e conseguimos ter bons resultados”.

Apesar das diversas medalhas conquistadas no último ano, Carlos já tem um objetivo ainda maior para 2024, o Mundial de Karatê da International Karate Union (IKU), que irá acontecer na Argentina.

“Já vamos iniciar os treinamentos dessa seleção. Os atletas já estão treinando nas suas academias e vamos iniciar essa missão. Nós temos atletas experientes, que já conseguiram títulos internacionais, mas não será fácil. Mas com o treinamento com certeza conquistaremos bons resultados”, afirmou o Sensei.

HOMENAGEADOS

Esta também foi uma noite de várias homenagens. Ao todo, a federação premiou os 86 melhores atletas do ranking cearense de karatê de 2023, além das 4 melhores associações que se destacaram nas competições do corrente ano.

Outro homenageado foi Igor Queiroz Barroso, presidente do Conselho de Administração do Grupo Edson Queiroz, e condecorado faixa preta 3º Dan.

“Acho que sou uma criança, ainda apaixonado pelas artes marciais. Desde que eu tinha 8 anos, que eu vi o filme 'Jogo da Morte', do Bruce Lee, eu me apaixonei pelas artes marciais. O caminho é árduo, precisa de muito comprometimento, e vocês sabem. Competir faz parte, faz parte da evolução da nossa arte. Sem competição eu diria que fica tudo muito místico, e com a competição o misticismo sai de cena e aí você pode trazer para cá as pessoas que tem mérito”, disse Igor.

Além dele, o jornalista Pepo Melo, que faleceu no início desse ano e Ferruccio Feitosa, coordenador das regionais da capital cearense e Faixa Preta 8º Dan, foram homenageados. Além de comissão de arbitragem, professores, presidentes e associações filiadas. 

*Sob supervisão do editor Victor Ximenes.