Foi pelas mãos de Richard de Oliveira Costa que o Ceará confirmou o seu 46º título do Campeonato Cearense. O goleiro de 33 anos foi o grande herói do Vovô na decisão contra o Fortaleza, defendendo dois pênaltis do adversário e garantindo o título do Vozão.
Richard fez duas grandes defesas nas cobranças de Yago Pikachu e Imanol Machuca, primeiro e último cobradores do Fortaleza. O goleiro, que soma mais de 120 partidas com a camisa do Ceará, colocou mais uma vez o seu nome na história do clube cearense.
O goleiro alvinegro já havia brilhado em outro Clássico-Rei em 2024, no dia 20 de março. O Ceará venceu o Fortaleza por 1 a 0 em Clássico-Rei válido pela Copa do Nordeste, com Richard como grande herói da vitória. Foram pelo menos cinco defesas importantes.
HISTÓRIA DE RICHARD PELO CEARÁ
Richard de Oliveira Costa, de 33 anos, defende as cores do Ceará desde 2019. Ao todo, são 121 partidas disputadas com a camisa do Alvinegro de Porangabuçu e muitas defesas importantes ao longo de tantos jogos pelo Vovô.
Apesar disso, a passagem de Richard por Porangabuçu é também marcada por momentos turbulentos. Ao longo destas seis temporadas, o goleiro sofreu com muitas lesões que o afastaram dos gramados por períodos consideráveis.
Em 2019 foram apenas 16 partidas, mesmo número de 2020. Em 2022, a temporada com o menor número de jogos: foram apenas cinco partidas disputadas. Em 2021 e em 2023 o atleta teve bons números, com 43 e 31 jogos respectivamente.
HERÓI NA COPA DO NORDESTE DE 2023
Richard já havia sido importante em outra disputa de pênaltis. Em 2023, o Ceará venceu o Sport na Ilha do Retiro, em Recife (PE), pela final da Copa do Nordeste. A partida também foi decidida nos pênaltis e o goleiro foi importante na conquista do título regional.
Coincidentemente, na próxima quarta-feira (10), no primeiro jogo após a conquista do título, o Ceará enfrenta justamente o Sport em Pernambuco. Richard deve ser titular na partida, válida pelas quartas de final da Copa do Nordeste 2024.
REMANESCENTE PARA 2024 E COMEÇO NA RESERVA
Richard foi um dos poucos remanescentes do elenco do Ceará para a temporada 2024. Mesmo assim, o jogador começou o ano fora das quatro linhas, no banco de reservas. Fernando Miguel, ex-Fortaleza, havia assumido a titularidade.
Mas uma grave lesão sofrida por Fernando Miguel fez com que Richard assumisse a titularidade do Alvinegro mais uma vez. Ele já havia tido um bom desempenho contra o Náutico, pela Copa do Nordeste, mas assumiu de vez a titularidade no final de fevereiro.
RICHARD EM 2024
- 10 jogos (10 como titular)
- 8 gols sofridos
- 5 jogos sem sofrer gols
- 27 defesas realizadas