Dorival Júnior fez a primeira convocação como técnico da Seleção Brasileira nesta sexta-feira (1). O evento ocorreu na sede da CBF, no Rio de Janeiro. Os 26 jogadores selecionados vão representar a amarelinha em amistosos contra Inglaterra e Espanha, dias 23 e 25 de março. Leila Pereira, presidente do Palmeiras, será a chefe de delegação.
"Nos debruçamos sobre muitos jogos, contatos, telefonemas, viagens. É um trabalho minucioso, tentando buscarmos o que de melhor temos neste momento. É natural que, em cima de uma convocação, muitas coisas aconteçam. Nós teremos 15 dias até o momento em que estejamos junos para a primeira partida. Algumas rodadas dos muitos campeonatos acabarão acontecendo e, de repente, alguma coisa poderá ser alterada nessa primeira lista", disse Dorival Júnior.
"Tentamos fazer aqui uma seleção que volte a nos representar de uma maneira muito séria, focada e ter o conhecimento do que representa vestir uma camisa como a nossa", completou o técnico.
VEJA LISTA DE CONVOCADOS PARA OS AMISTOSOS:
Goleiros
- Bento (Atlhetico-PR)
- Ederson (M. City)
- Rafael (São Paulo)
Laterais
- Danilo (Juventus)
- Yan Couto (Girona-ESP)
- Ayrton Lucas (Flamengo)
- Wendell (Porto)
Zagueiros
- Beraldo (PSG)
- Gabriel Magalhães (Arsenal)
- Marquinhos (PSG)
- Murilo (Palmeiras)
Meias
- André (Fluminense)
- Andreas Pereira (Fulham)
- Bruno Guimarães (Newcastle)
- Casemiro (M. United)
- Douglas Luis (Aston Villa)
- João Gomes (Wolverhampton)
- Lucas Paquetá (West Ham)
- Pablo Maia (São Paulo)
Atacantes
- Endrick (Palmeiras)
- Gabriel Martinelli (Arsenal)
- Raphina (Barcelona)
- Richarlison (Tottenham)
- Rodrygo (Real Madrid)
- Savinho (Girona)
- Vinícius Júnior (Real Madrid)
Para definir os 26 chamados, Dorival Júnior fez um tour pela Europa, acompanhando nove jogos in loco na Espanha, França e Inglaterra. O treinador ainda esteve nos treinamentos de Atlético de Madrid, Real Madrid, Manchester City, United e Arsenal, entre outros. Além de observar os principais jogos dos estaduais no País. De acordo com o técnico, mais de 50 nomes foram avaliados antes da definição da lista.
Esta é a última relação da seleção brasileira antes da disputa da Copa América, nos Estados Unidos, entre 20 de junho e 15 de julho, no qual o Brasil tentará retomar o protagonismo no cenário sul-americano após derrotas dolorosas para Uruguai, Colômbia e Argentina. Antes da competição, a seleção ainda fará amistosos com México (8/6) e Estados Unidos (12/6).
Novo coordenador executivo geral de seleções, Rodrigo Caetano mostrou confiança na nova caminhada: "Será uma grande travessia até 2026 com o objetivo máximo de conquistar o hexacampeonato mundial. Até lá teremos esses amistosos e a Copa América que nos ajudarão nesta caminhada", disse.