Ceará empata com Ferroviário e garante vaga na final do Campeonato Cearense

Após vitória na ida, a igualdade neste sábado (17) classificou o Vovô

O Ceará é o primeiro finalista do Campeonato Cearense de 2024. A vaga foi sacramentada neste sábado (16) com o empate em 1 a 1 com o Ferroviário pelo jogo de volta da semifinal, confirmando a vantagem construída com a vitória por 3 a 2 no Clássico da Paz da ida. Em campo, a equipe abriu o placar com Lourenço, mas cedeu a igualdade com gol contra de Matheus Bahia no final.

Assim, o time comandado por Vagner Mancini aguarda o resultado da outra semifinal, entre Fortaleza x Maracanã. O duelo será neste domingo (17), às 17h, no mesmo estádio. No 1º embate, a partida terminou em 1 a 1, deixando tudo em aberto.

As decisões do Estadual estão previstas para os dias 30 de março e 6 de abril. O próximo compromisso alvinegro na temporada é o Clássico-Rei da Copa do Nordeste. A partida está marcada para quarta-feira (20), às 21h30, na Arena Castelão, pela 6ª rodada.

Saiba como foi o tempo real

Primeiro tempo

A partida iniciou muito movimentada. Na bola parada, o Ceará levou perigo nos primeiros minutos com finalizações de Raí Ramos e Lourenço após escanteios. O Ferroviário ficou compacto na marcação e insistiu nos lançamentos para Ciel, sem efeito.

Assim, o jogo ficou truncado, com muitas faltas. Aos 18, Castilho arriscou arremate da intermediária e mandou por cima da meta do goleiro Douglas Dias. Com o embate físico, os sistemas defensivos prevaleceram na maior parte da etapa inicial.

O cenário foi mantido até os 46 minutos, quando a defesa coral falhou. Willian Rocha errou passe, que foi interceptado por Aylon. O atacante arrancou em velocidade e encontrou belo passe para Lourenço, que infiltrou na área e chutou de primeira, tirando do goleiro: 1x0. A abertura do placar então fechou a etapa inicial com a efetividade alvinegra. 

Segundo tempo

Na volta do intervalo, o técnico Vagner Mancini foi obrigado a trocar o goleiro: Richard sentiu uma lesão e cedeu lugar para Bruno Ferreira. Com a bola rolando, o Vovô apresentou marcação encaixada e assustou mais o Ferroviário, que não conseguia atacar.

Aos 7, Aylon acionou Barceló. O centroavante chutou forte, Douglas Dias ‘bateu roupa’ e Aylon quase aproveitou, mas mandou o rebote para fora. O volume alvinegro quase se transformou em pênalti após Erick Pulga finalizar travado na marcação de Willian Rocha, mas o juiz Joanilson Scarcella checou o árbitro de vídeo (VAR) e mudou a decisão, anulando a penalidade.

A partida ficou mais aberta com a passagem do tempo. Aos 26, Pulga recebeu pela esquerda e mandou na trave. Dois minutos depois, foi a vez de Ciel disparar uma bomba no travessão. Na sequência, o Vovô teve mais uma chance, mas Janderson parou em grande defesa do arqueiro coral.

Aos 40, o empate coral. Vitinho cruzou rasteiro e achou Marcelinho, que arrematou na trave. A bola voltou forte e explodiu em Matheus Bahia, que não conseguiu dominar e mandou contra a própria meta, deixando tudo igual: 1x1. No cenário de ataque e contra-ataque, o Ceará ainda achou um novo gol com Saulo, mas o VAR protagonizou outra intervenção e anulou por toque na mão do atacante. Dessa forma, a partida seguiu empatada e decretou a classificação alvinegra para a final do Estadual.

Escalações:

  • Ceará | Richard (Bruno Ferreira); Raí Ramos, Matheus Felipe, Ramon Menezes e Matheus Bahia; Richardson (Jean Irmer), Guilherme Castilho e Lourenço (Lucas Mugni); Aylon (Saulo), Erick Pulga e Barceló (Janderson). Técnico: Vagner Mancini.
  • Ferroviário | Douglas Dias; Wesley, Geninho (Henrique Vermudt), Willian Rocha e Ernandes; Lincoln (Tarcísio), Wilker (Rafael Chorão) e Vitinho; Vinícius Alves, Gabryel Martins (Marcelinho) e Ciel. Técnico: Maurício Copertino.

FICHA TÉCNICA | CEARÁ 1X1 FERROVIÁRIO 

  • Competição: Campeonato Cearense de 2024 | Jogo de volta da semifinal 
  • Local: Arena Castelão, em Fortaleza/CE
  • Data: 16/03/24 (sábado)
  • Horário: 16h40 (de Brasília)
  • Cartões amarelos: Erick Pulga, Rafael Ramos e Matheus Bahia (Ceará); Wilker, Ernandes, Rafael Chorão, Vinícius Alves e Geninho (Ferroviário).
  • Gol: Lourenço, aos 46' 1T (1x0) e Matheus Bahia, contra, aos 40' 2T (1x1).
  • Árbitro: Joanilson Scarcella
  • Assistente 1: Nailton Oliveira
  • Assistente 2: Moracy de Sousa
  • 4º árbitro: Rodrigues Júnior
  • 5º árbitro: Ingrede Santos