O Ceará empatou com o Cuiabá em 1 a 1, neste domingo (16), em jogo marcado por uma grande confusão da torcida alvinegra na Arena Castelão e que resultou no encerramento da partida aos 46 do 2º tempo após invasão no campo. Na movimentação, o árbitro Caio Max Augusto Vieira (RN) decretou o encerramento por "falta de segurança" no local.
Em campo, o Vovô saiu atrás no placar, com gol de Deyverson, e conseguiu o empate nos acréscimos, com Jô. Depois do empate, a confusão cresceu. As saídas da arquibancada foram utilizadas para tirar torcedores do conflito, o que fez o público entrar no campo de jogo. O telão do Castelão exibiu: "evacuem o estádio".
Na classificação, o Vovô segue em 16º, agora com 34 pontos. Na próxima rodada, encara o Atlético-GO, no domingo (23). O duelo é no Antônio Accioly, às 18h. O Cuiabá segue em 17º, com 31. O próximo rival será o Goiás, às 18h, na Arena Pantanal.
CEARÁ X CUIABÁ | SAIBA COMO FOI O JOGO
A linha do tempo do jogo
0-15m do 1°T | O Ceará iniciou a partida no 3-5-2, com Lima na armação. Os primeiros minutos foram de alta velocidade e movimentação. Aos 4, após rebote, André Luís finalizou sem direção. A resposta alvinegra foi aos 8, com cruzamento de Nino Paraíba e cabeçada de Mendoza para fora. O panorama de trocação seguiu, com o Vovô apresentando mais posse de bola.
15-30m do 1°T | O Ceará mudou a estratégia e apostou no lançamento. Aos 19, uma bola esticada foi desviada por Nino Paraíba e ficou com Mendoza. O atacante invadiu a área e marcou, mas estava em posição de impedimento - lance anulado. O time cresceu no jogo e também adiantou as linhas. Aos 26, Lima cortou a marcação e chutou colocado para fora, com perigo.
30-48m do 1°T | O panorama seguiu, com o Ceará atacando mais. O Cuiabá seguiu fechado, com um esquema espelhado (3-5-2) e tentando o contra-ataque. Na pressão, o grande lance foi aos 44. Lima chutou cruzado, contou com desvio na marcação e exigiu defesa de João Carlos. Na sequência, Richardson e Mendoza também arriscaram da intermediária.
Intervalo
0-15m do 2°T | Na volta do intervalo, o jogo ficou aberto. Aos 2, Rodriguinho tocou para Deyverson, que invadiu a área e marcou. O gol foi anulado por impedimento. Aos 5, um lance capital: Igor Cariús recebeu novo amarelo e foi expulso. Deste modo, o Vovô ditou o ritmo do jogo e aumentou a pressão. Aos 11, Richardson recebeu com liberdade e mandou uma bomba, com muito perigo.
15-30m do 2°T | O técnico Lucho González mexeu na equipe e acionou Cléber e Vina, deixando a equipe ainda mais ofensiva. Aos 18, na insistência na bola área, João Carlos tirou mal, a bola sobrou, mas a defesa salvou. O Vovô focou nos cruzamentos, com Jô e Cléber centralizados na grande área. Aos 26, a resposta do Cuiabá: escanteio na cabeça de Joaquim, que testou por cima do gol. Já dois minutos depois, a grande chance alvinegra: Cléber chutou forte para defesaça de João Carlos.
30-49m do 2°T | Na pressão total, Mendoza carimbou a trave aos 32. No rebote, sem goleiro, Cléber desviou para fora. O cenário foi um só: ataque x defesa. Mendoza e Nino Paraíba arriscaram de longe, e o Vovô desperdiçou oportunidades. Aos 38, um recuou errado sobrou para Deyverson. O atacante driblou João Ricardo e abriu o placar para o Cuiabá: 0x1. Já nos acréscimos, aos 46, no bate-rebate, o Vovô fez a igualdade com Jô. Após o lance, uma confusão começou e gerou a suspensão da partida.
ESCALAÇÕES
- Ceará: João Ricardo; Lacerda (Cléber), Luiz Otávio e Victor Luís; Nino Paraíba, Richardson, Richard Coelho (Guilherme Castilho), Lima (Vina) e Bruno Pacheco; Mendoza e Jô. Técnico: Lucho González.
- Cuiabá: João Carlos; Marcão, Joaquim, Paulão, Alan Empereur e Igor Cariús; Denilson, Rafael Gava (Daniel Guedes) e Rodriguinho (Pepê); André Luís e Deyverson (Gustavo Nescau). Técnico: António Oliveira.
FICHA TÉCNICA | CEARÁ X CUIABÁ
- Competição: Série A de 2022 | 32ª rodada.
- Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE).
- Data: 16/10/22 (domingo).
- Horário: 16h (horário de Brasília).
- Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN).
- Assistentes: Jean Marcio dos Santos (RN) e Marcia Bezerra Lopes Caetano (RO).
- VAR: Rafael Traci (SC).
- Cartão amarelo: Joaquim, Alan Empereur, Denilson e Igor Cariús (Cuiabá); Richard, Richard Coelho e Nino Paraíba (Ceará).
- Cartão vermelho: Igor Cariús (Cuiabá).
- Gols: Deyverson aos 39 do 1T (1-1) e Jô aos 46 do 2T (1-1).