O ônibus da delegação do Fortaleza foi alvejado por pedras e uma bomba, na madrugada desta quinta-feira (22), em Recife/FE, após empate com o Sport em 1 a 1, na Arena Pernambuco, pela Copa do Nordeste. O episódio de violência foi repudiado por diversos clubes, federações, atletas e também políticos, como Elmano de Freitas (PT), atual governador do Estado do Ceará.
“Triste e lamentável o ataque sofrido pela delegação do Fortaleza Esporte Clube em Recife, que teve o ônibus apedrejado por torcedores do Sport após o jogo de ontem. Minha solidariedade aos atletas, comissão técnica, diretoria e ao CEO do clube, Marcelo Paz. Desejo pronta recuperação aos jogadores. Futebol não combina com episódios de violência como este”, publicou nas redes sociais.
Confira notas de solidariedade ao Fortaleza
Jade Romero, vice-governadora do Estado do Ceará
"Absurdo o ocorrido nesta madrugada em Recife-PE com a delegação do Fortaleza EC, após jogo pela Copa do Nordeste, contra o time do Sport. Um país que se prepara e comemora o pleito para a possiblidade de receber mais uma Copa do Mundo não pode admitir que esse tipo de crime aconteça, manchando a imagem do nosso futebol, que é espaço de alegria.
Minha solidariedade aos jogadores, comissão técnica e diretoria. Que esse triste episódio tenha punição exemplar para evitar que se repita.
Conversei com o Marcelo há pouco, os seis jogadores feridos receberam atendimento e estão retornando com a delegação. Apesar do enorme susto, Deus os protegeu de uma tragédia maior. Agradeço o carinho e a preocupação".
Federação Cearense de Futebol (FCF)
A Federação Cearense de Futebol repudia com veemência o ataque covarde sofrido pela delegação do Fortaleza Esporte Clube na madrugada desta quinta-feira (22) durante a saída da equipe da Arena Pernambuco após o confronto diante do Sport/PE pela Copa do Nordeste e que, infelizmente, acabou ferindo alguns atletas da equipe cearense.
A Federação Cearense de Futebol através do seu departamento jurídico tomará todas as medidas cabíveis para proteger não só a integridade física dos atletas e da comissão técnica, mas também de adoção das medidas cabíveis na apuração das responsabilidades desportivas, cíveis e criminais.
A violência não pode ser tolerada em nenhuma circunstância e exigimos que as autoridades competentes apurem, investiguem e localizem os responsáveis pelos atos criminosos. O futebol e a sociedade não toleram nenhum tipo de violência, é preciso dar um basta!
Fica aqui toda a nossa solidariedade aos atletas e comissão técnica do Fortaleza Esporte Clube e ficamos na torcida pela plena recuperação das vítimas e reiteramos o nosso compromisso no combate à violência.
Ceará Sporting Club
O Ceará Sporting Club se solidariza com atletas e demais membros da delegação do Fortaleza EC, alvos de um ato criminoso por parte de torcedores do Sport na noite desta quarta-feira, 21, na saída da Arena Pernambuco. Em momentos assim, externamos também o nosso repúdio a essas ações criminosas.
Mais uma vez, o Time do Povo levanta sua bandeira em nome da paz nos estádios brasileiros, reforçando que ações assim merecem repreensão rigorosa nos termos da lei, não cabendo mais, sob nenhuma hipótese, na nossa sociedade, sobretudo no futebol, maior paixão de nosso País.
Que os responsáveis sejam severamente punidos e, o mais rápido possível, estejam longe das nossas praças esportivas.
Sport Club do Recife
O Sport Club do Recife repudia veementemente os atos de violência praticados contra o ônibus da delegação do Fortaleza Esporte Clube na saída da Arena de Pernambuco após a partida desta quarta-feira.
Os absurdos atos de violência não condizem com a real conduta e comportamento da torcida rubro-negra, tampouco com os valores do Clube - que sempre irá abominar esse tipo de postura.
O presidente Yuri Romão, o executivo André Figueiredo, o coordenador técnico Ricardo Drubscky e a equipe médica do Clube já estão com delegação do time cearense, prestando apoio e todo o suporte necessário.
O Sport também já se colocou à disposição para ajudar na apuração dos fatos e as investigações, buscando identificar os envolvidos nesse ato criminoso.
Ferroviário Atlético Clube
O Ferroviário Atlético Clube expressa solidariedade ao Fortaleza Esporte Clube diante dos atos agressivos enfrentados por seus atletas na noite desta última quarta-feira, em Recife. Repudiamos veementemente qualquer forma de violência no esporte, pois este deveria ser um ambiente de competição saudável e respeito mútuo.
É lamentável que atletas, que dedicam suas vidas ao futebol, se deparem com situações tão adversas. Acreditamos na importância de promover um ambiente esportivo seguro e inclusivo, onde a rivalidade seja apenas no torcer e não ultrapasse os limites do respeito.
Em 2024 também fomos vítimas de atos de vandalismo contra a nossa delegação, após uma partida. Nossa solidariedade vai para os atletas, com a esperança de que as autoridades competentes investiguem e tomem medidas eficazes para prevenir episódios semelhantes no futuro.
Floresta Esporte Clube
Que este ato contra a delegação do Fortaleza EC, não vire apenas mais um na estatística no País; confira
Após o confronto entre Sport/PE e Fortaleza EC pela Copa do Nordeste na Arena de Pernambuco, a delegação do clube cearense sofreu um atentado violento no retorno para o hotel. É inacreditável este tipo de situação existir no meio futebolístico, que este caso não vire apenas estatística, e prendam os infratores deste ato violento.
O Floresta Esporte Clube se solidariza com a diretoria, comissão técnica, jogadores e staff que foram vítimas desta atitude criminosa e reitera que não deve ser aceito de hipótese alguma.
A Diretoria alviverde reforça que o respeito e a segurança são um dos principais pilares primordiais no futebol.
Red Bull Bragantino
O Red Bull Bragantino repudia os ataques criminosos sofridos pela equipe do Fortaleza, ontem, em Recife. O clube deseja uma rápida recuperação aos jogadores e demais membros da comissão agredidos e espera que os responsáveis sejam identificados e punidos rigorosamente.
Isso NÃO É FUTEBOL!
Fernando Miguel, goleiro do Ceará
Bruninho, meia do Ceará