Mundial de Vôlei: Brasil vence Japão por 3 a 0 e encaminha vaga para as oitavas

O confronto ocorre em Liubliana, na Eslovênia

Com grande atuação de Leal, o Brasil venceu o Japão por 3 sets a 0 (25-21/25-18 e 25-16) neste domingo (28), pela 2ª rodada do Campeonato Mundial de Vôlei. O confronto ocorreu em Liubliana, na Eslovênia.

A seleção assumiu a vice-liderança do Grupo B e tem cinco pontos em dois jogos. Assim, o time comandado por Renan Dal Zotto praticamente encaminhou classificação para as oitavas, fase mata-mata.

Agora, a equipe tem duas vitórias. A primeira foi diante de Cuba, na estreia, quando o Brasil sofreu para vencer por 3 sets a 2.

Os brasileiros fazem o último jogo da primeira fase na terça-feira (30), quando enfrenta a seleção do Catar, já eliminada do torneio. O duelo será às 6h (de Brasília).

FORMATO

As 24 equipes foram divididas em seis grupos, com quatro seleções. Avançam para as oitavas as duas melhores de cada, além dos quatro melhores terceiros colocados. Após o mata-mata, seguem para as quartas, também em duelos eliminatórios, depois semifinais e a decisão. O confronto pelo título será no dia 11 de setembro, na Polônia.

RESUMO DO JOGO

1º SET

O Japão abriu 3 a 0, e a reação do Brasil veio com a virada de bola do Leal. O time brasileiro apostou em jogadas pelo meio para contra-atacar. Com boa leitura de quadra adversária, os japoneses variaram nos ataques e testaram a defesa do time comandado por Dal Zotto. No fim do set, o Brasil se recuperou com bloqueio de Wallace e Lucão. O time melhorou no saque e na qualidade do passe. Assim, a virada de bola foi convertida em pontos. Leal foi o destaque com nove e fechou o jogo para a equipe no 25 a 21. 

2º SET

Brasil iniciou impondo ritmo. Com Nishida e Ichikawa, os japoneses buscaram barrar o crescimento brasileiro, mas erraram mais no saque e ficaram no bloqueio. Bem no serviço e com melhor passe, os brasileiros tiveram mais eficiência no ataque. Cachopa variou na distribuição de bola e dificultou a defesa adversária, que ensaiou uma reação, mas não conseguiu superar a larga vantagem construída pela equipe brasileira. Assim, a seleção fechou o set em 25-18 e fez o 2 a 0.

3º SET

Nishida voltou a sacar bem, e os japoneses conseguiram boa sequência de pontos. Cachopa insistiu nas jogadas pela entrada de rede, com Leal. Maior pontuador da equipe, deu segurança ao ataque do Brasil. Num duelo mais equilibrado, com erros principalmente do adversário, Lucarelli apareceu mais. Japão buscou diminiur a intensidade do jogo, para quebrar o ímpeto brasileiro e virar bola. Porém, o time verde e amarelo abriu boa vantagem, garantiu o 25-16 e fechou o jogo em 3 a 0.

VEJA OS MELHORES MOMENTOS: