Futebol feminino: Brasil sofre virada e é derrotado pelo Japão em jogo 200 de Marta pela seleção

Seleção feminina de futebol encara a Espanha na próxima e decisiva rodada

O Brasil foi derrotado de virada pelo Japão em jogo da segunda rodada do Grupo C dos Jogos Olímpicos de Paris. Jheniffer abriu o placar para a equipe canarinho após jogada iniciada por Marta, que fez o 200º duelo defendendo a camisa verde e amarela. Kumagai e Tanikawa marcaram para as adversárias na partida deste domingo (28), no Parc des Princes, em Paris. 

Com o resultado, o a seleção cai para a terceira posição do Grupo C, com 3 pontos. Mesma pontuação do time japonês, que sobe para o segundo lugar. A Espanha, que ainda vai disputar a segunda partida, lidera com os mesmos três pontos. Apenas as duas melhores seleções de cada grupo e os dois melhores terceiros lugares avançam para a fase de mata-mata.

O Brasil volta a campo na quarta-feira (31), quando enfrenta a Espanha, atual campeã mundial, na última rodada da fase de grupos. O duelo será no Stade de Bordeaux, a partir do meio-dia.

Resumo do jogo

 

Brasil e Japão fizeram um primeiro tempo bastante truncado, com poucas chances de gol até quase a reta final. A seleção canarinho buscava avançar ao ataque, mas precisou lidar com o forte bloqueio das japonesas, que também apostaram nas saídas rápidas para levar perigo.

A primeira finalização veio aos 16 minutos, quando Yasmim cruzou rasteiro para Priscila, que chutou para fora. Marta também tentou da meia-lua, mas viu a goleira adversária ficar com a bola. Depois, as adversárias responderam com lance perigosíssimo. Após reposição da goleira, em longo lançamento, Miyazawa recebeu e cruzou para Tanaka, que bateu de primeira e errou.

O jogo começou a ficar mais aberto. Pelo Brasil, Rafaelle tentou o cabeceio e mandou para fora. Angelina também teve boa chance. O Japão chegou com Tenaka, que aproveitou cobrança de falta de Hasegawa e mergulhou para marcar e mandou fora. Persistentes, em nova jogada, Moriya chutou, e a bola bateu no braço de Rafaelle. Arbitragem marcou penalidade. Tanaka cobrou mal e deixou fácil para a defesa de Lorena. Assim, o jogo foi para o intervalo sem gols.

As equipes fizeram um jogo mais solto no 2º tempo. Vinda do banco, Ludmilla fez jogada individual e chutou ao gol. A goleira japonesa saiu fácil para a defesa. Aos dez minutos, o Brasil abriu o placar. Ludmilla recebeu lançamento de Marta e deu passe para Jheniffer. A camisa 11 recebeu e balançou as redes adversárias.

Ludmilla recebeu novo passe de Marta e arrancou em velocidade pela esquerda. A marcação japonesa parou a jogada. O Japão respondeu com Tanaka, que chutou forte e obrigou Lorena a se esticar toda para afastar o perigo. Em novo lance, a goleira brasileira errou na reposição da bola, e Hasegawa recuperou para chutar e mandar para fora.

Seleção japonesa segue pressionando em busca do empate. Em novo lance, consegue mais um pênalti. Kumagai cobrou e deixou tudo igual no placar. As adversárias pressionaram e conseguiram virar o placar aos 50 minutos. Após falha bizarra da defesa brasileira, Tanikawa aproveitou passe e selou a vitória japonesa no confronto por 2 a 1.

Veja como foi o tempo real: