O Brasil é campeão da Copa do Mundo de Futsal. Neste domingo (6), a Seleção Brasileira bateu a Argentina por 2 a 1 na Humo Arena, em Tashkent, no Uzbequistão, e conquistou o hexacampeonato.
Os gols do Brasil foram marcados por Ferrão e Rafa Santos no 1º tempo. Rosa marcou para a Argentina no 2º tempo. O destaque da partida foi Willian, goleiro do Brasil, que fez pelo menos 15 grandes defesas para garantir o resultado para a seleção canarinho.
O Brasil volta a ser campeão depois de 12 anos. Os títulos anteriores foram em 1989, 1992, 1996, 2008 e 2012.
Campanha perfeita
A campanha da Seleção Brasileira foi perfeita, com 100% de aproveitamento: sete vitórias em sete jogos. O Brasil teve o melhor ataque e a melhor defesa da competição.
Após passar com 100% de aproveitamento da fase de grupos, com goleadas diante da Tailândia, Cuba e Croácia, os brasileiros pegaram a Costa Rica nas oitavas de final e venceram por 5 a 0.
Nas quartas, o Brasil enfrentou Marrocos e venceu por 3 a 1. O jogo mais duro da trajetória até a final foi a semi. Contra a Ucrânia, o Brasil saiu atrás do placar, conseguiu virar o jogo para 2 a 1, mas os ucranianos buscaram o empate. No final do jogo, em cobrança de tiro livre, a Seleção marcou e segurou o placar de 3 a 2.
Como o jogo
O Brasil começou a partida pressionando a Argentina. Foram três chances seguidas de início, com Rafa Santos, Dyego (duas vezes).
Na primeira chance da Argentina, Blandi chutou colocado e Willian fez uma defesaça, a primeira de muitas dele no jogo.
O Brasil respondeu com Neguinho batendo colocado e Sarmiento fazendo grande defesa.
No ataque seguinte, o Brasil saiu na frente: Marcênio cobrou falta ensaiada, a bola passou por toda linha de defesa argentina, pelo goleiro e Ferrão mandou para as redes: 1 a 0.
O jogo ficou equilibrado em seguida com as duas equipes alternando ataques.
A Argentina criu boa chance com Arrieta, que bateu falta e Willian fez grande defesa.
Mas a resposta do Brasil foi com gol: Valério mandou para o gol, Sarmiento defendeu e Rafa Santos, oportunista no rebote, mandou para as redes: 2 a 0.
A partir daí foi muita pressão da Argentina. E o goleiro Willian, do Brasil, fez 3 defesaças seguidas: Claudino e Gauna (duas vezes) pararam no goleirão.
No último lance do 1º tempo, quase o Brasil ampliou: Dyego soltou a bomba em cobrança de falta, o goleiro defendeu e na sobra, Rafa bateu pra fora.
Hexa com drama!
O segundo tempo começou com Willian salvando o Brasil em duas tentativas de Taborda, com grandes defesas.
Mas aos poucos o Brasil foi controlando o jogo, achando espaços e criou 3 chances seguidas, com Neguinho, Pito e Arthur, mas o goleiro da Argentina defendeu as duas primeiras tentativas.
Depois disso só deu Argentina. Que parou na atuação gigante do goleiro Willian. Ele defendeu finalização de letra de Rosa, e dois chutes fortes de Alemany seguidos.
Faltando 6 minutos para o fim do jogo, Gauna virou goleiro linha na Argentina, que passou a ter 6 jogadores atacando. E a pressão ficou enorme, até que Taborda soltou a bomba no canto, Willian defendeu com o pé, mas na sobra, Rosa, que tinha virado goleiro linha, mandar para as redes: 1 a 2.
Nos minutos finais, o Brasil se defendeu como podia e contou com Willian fazendo duas defesas incríveis em tentativas de Taborda, garantindo o hexa para o Brasil.