No embate entre os primeiros colocados da Série A de 2024, o Botafogo venceu o Fortaleza por 2 a 0, neste sábado (31), no Engenhão-RJ, e retomou a liderança da competição, com 50 pontos, deixando o Leão na vice-liderança, com 48. Os gols foram marcados pelo centroavante Igor Jesus, ambos no 2º tempo.
O confronto foi válido pela 25ª rodada. Vale ressaltar que o time cearense possui um jogo a menos que o rival carioca por conta da partida atrasada com o Internacional, marcada para 11 de novembro, às 19h30, no Beira-Rio, pela 19ª rodada. Logo, tem chance de recuperar a pontuação e a ponta da tabela de classificação.
Do G-4, Palmeiras e Flamengo entram em campo no domingo (1º) contra Athletico-PR e Corinthians, respectivamente, mas não podem ultrapassar o Fortaleza na tabela, pois ambos possuem 44 pontos.
Botafogo x Fortaleza | Saiba como foi o jogo
Primeiro tempo
A partida iniciou muito movimentada, com as duas equipes alternando as ações, mas poucas chances de perigo. Os donos da casa tiveram um problema logo aos 4, com a lesão de Cuiabano. Após a mexida, o Botafogo tentou acelerar o ritmo da partida, enquanto o Fortaleza manteve uma postura de compactação e busca pelo contra-ataque no esquema 4-4-2.
O panorama tático foi mantido, com o jogo travado. Aos 20, um susto: após Almada furar uma finalização, o Fortaleza engatou um contra-ataque com Moisés e Breno Lopes na velocidade. No entanto, não houve finalização devido um corte do goleiro John na área. Aos 28, Igor Jesus teve a melhor oportunidade para o Botafogo ao subir sozinho na área e cabecear para fora. A resposta tricolor foi no minuto seguinte, em finalização de longe de Brítez que resvalou na marcação e quase encobriu o arqueiro.
Na reta final, aos 41, a arbitragem entrou em cena. Marlon Freitas chutou forte e foi bloqueado por Lucas Sasha. O juiz Flávio Rodrigues de Souza (SP) sinalizou pênalti para o Botafogo, mas o árbitro de vídeo (VAR) o chamou para revisão do lance, que constatou que a bola acertou o rosto do volante. Logo, nenhuma penalidade foi assinalada, e o 1º tempo terminou empatado.
Segundo tempo
Na volta do intervalo, o Botafogo pressionou mais. Logo no 1º minuto, Luiz Henrique recebeu na direita, cortou para o meio e finalizou buscando o ângulo. Já aos 4, o atacante repetiu a jogada em velocidade e chutou forte, desta vez parando em uma defesaça do goleiro tricolor João Ricardo.
Melhor na partida, os donos da casa assustaram de novo aos 5. Almada deu passe rasante e achou Savarino livre na entrada da área. O atacante venezuelano finalizou forte para fora, com perigo. Aos 15, o volume se converteu em gol de Igor Jesus, mas a jogada foi invalidada por impedimento.
Para retomar o controle do jogo, Vojvoda utiliza o banco e aciona Pikachu e Pedro Augusto. As mudanças deixam a equipe mais com a posse, mas ainda com baixa produção ofensiva. Aos 27, Igor Jesus domina lançamento de Barboza na área e chuta forte para abrir o placar do jogo: 1x0.
Atrás no placar, o Leão apostou em Kervin, Martínez e Felipe Jonathan para ampliar a produção. O time até reagiu em campo, mas ficou exposto e cedeu espaços para o Botafogo, que ampliou. Marlon enfiou para Igor Jesus, que venceu Bruno Pacheco na velocidade e chutou na saída de João Ricardo: 2x0, aos 45 minutos. Deste modo, sucumbiu ao poderio dos cariocas e perdeu a liderança da competição.
ESCALAÇÕES
- Botafogo | John; Mateo Ponte (Tchê Tchê), Bastos, Alexander Barboza e Cuiabano (Marçal); Gregore (Danilo Barboza), Marlon Freitas e Thiago Almaida; Luiz Henrique (Tiquinho Soares), Savarino (Matheus Martins) e Igor Jesus. Treinador: Arthur Jorge.
- Fortaleza | João Ricardo; Brítez, Kuscevic, Cardona (Felipe Jonathan) e Bruno Pacheco; Sasha (Kervin), Hércules (Pedro Augusto) e Pochettino (Emmanuel Martínez); Moisés (Pikachu), Breno Lopes e Lucero. Treinador: Juan Pablo Vojvoda.
FICHA TÉCNICA | BOTAFOGO 2X0 FORTALEZA
- Competição: Série A do Brasileiro | 25ª rodada.
- Data: sábado, 31 de agosto.
- Local: Nilton Santos, no Rio de Janeiro.
- Horário: 21h (de Brasília).
- Cartões amarelos: Marçal, Bastos e Gregore (Botafogo); Cardona, Kervin, Pedro Augusto e Hércules (Fortaleza).
- Gols: Igor Jesus aos 27' 2T (1x0) e 45' 2T (2x0).
- Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP).
- Assistente 1: Bruno Boschilia (PR).
- Assistente 2: Danilo Ricardo Simon Manis (SP).
- VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP).