O Atlético-MG não tomou conhecimento e goleou o Fortaleza, nesta quarta-feira (20), por 4 a 0, no Estádio Mineirão, no duelo de ida da semifinal da Copa do Brasil. Os gols da partida foram anotados por Guilherme Arana, Réver, Hulk e Zaracho.
Com o resultado elástico, a equipe mineira pode perder até por 3 a 0 na próxima quarta-feira (27), que garantirá vaga na final da competição nacional. Para se classificar direto, sem necessidade de disputa de pênaltis, o Fortaleza precisará vencer por cinco ou mais gols de diferença (e não sofrer nenhum).
Antes do duelo da volta, os dois times entram em campo pela 28ª rodada Série A do Campeonato Brasileiro. O Fortaleza enfrenta o Athletico-PR, na Arena Castelão, às 19h15 (horário de Brasília). No domingo (24), o Atlético-MG recebe o Cuiabá, às 16h (horário de Brasília), no Estádio Mineirão.
O jogo
Um primeiro tempo dominador do Atlético-MG no Mineirão. Em 48 minutos, a equipe de Cuca finalizou 12 vezes ao gol de Felipe Alves, sendo seis na direção da meta, marcando três vezes.
Impiedoso, o Galo não cedeu chances ao Fortaleza, que no início da partida subiu as linhas e tentou fazer frente à equipe mineira. Entretanto, sem efeito.
Explorando, principalmente, as laterais do campo, o Atlético-MG encontrou facilidade para distribuir o jogo, contando com a qualidade de Keno e Zaracho. Porém, o primeiro gol do Galo não saiu de um atacante, mas de um lateral-artilheiro. Aos 19 minutos, após cobrança de falta de Hulk na barreira, Arana arrematou de fora da área e contou com o desvio em Yago Pikachu para encobrir Felipe Alves.
O duro golpe foi sentido pelos atletas tricolores, que viram uma arma (quase sempre) mortal ser utilizada: a bola parada. Aos 25 minutos, Nacho cobrou escanteio na área e Réver, na primeira trave, desviou para o gol.
Com a vantagem no marcador, a equipe de Cuca diminuiu o ritmo. Marcando em linha baixa, esperava o Fortaleza para agredir no contra-ataque. E a postura atleticana surtiu efeito: aos 42 minutos, em contra-ataque, Keno serviu Zaracho, que assistiu Hulk. O camisa 7, dentro da área e livre de marcação, cabeceou para o gol.
Estatísticas do 1° tempo
- Posse de bola: 42% (ATL) x 58% (FOR)
- Finalizações: 12 (ATL) x 6 (FOR)
- Finalizações no gol: 6 (ATL) x 1 (FOR)
- Escanteios: 4 (ATL) x 3 (FOR)
- Faltas: 3 (ATL) x 6 (FOR)
- Cartões amarelos: 0 (ATL) x 1 (FOR)
- Desarmes: 7 (ATL) x 3 (FOR)
- Interceptações: 3 (ATL) x 1 (FOR)
- Cortes: 7 (ATL) x 7 (ATL)
Segundo tempo
O ímpeto atleticano seguiu durante a etapa final. Logo aos 2 minutos, Zaracho aproveitou a saída errada de Felipe Alves e a desatenção da defesa tricolor, para encobrir o arqueiro e anotar o 4° do Atlético-MG na partida.
A larga vantagem fez a equipe de Cuca diminuir novamente o ritmo, visando contra-atacar o Fortaleza em velocidade. Com a exposição do tricolor, Keno teve uma excelente oportunidade, aos 12 minutos, mas mandou para fora.
O Fortaleza, por sua vez, encontrava dificuldade para transitar e criar chances de gol, enquanto o Atlético-MG administrou o resultado até o final do 2° tempo, assegurando uma vantagem importante para o duelo da volta, na próxima quarta-feira (27), na Arena Castelão.
Estatísticas gerais da partida
- Posse de bola: 43% (ATL) x 57% (FOR)
- Finalizações: 21 (ATL) x 8 (FOR)
- Finalizações no gol: 9 (ATL) x 3 (FOR)
- Escanteios: 6 (ATL) x 8 (FOR)
- Faltas: 9 (ATL) x 13 (FOR)
- Cartões amarelos: 2 (ATL) x 3 (FOR)
- Desarmes: 10 (ATL) x 5 (FOR)
- Interceptações: 4 (ATL) x 4 (FOR)
- Cortes: 16 (ATL) x 10 (ATL)