Planeta não conseguirá lidar com os plásticos em 10 anos, alerta ministra da Noruega

Mudanças são necessárias para impedir mais impactos negativos

A ministra do desenvolvimento internacional da Noruega e co-presidente de uma coalizão mundial para o enfrentamento da poluição plástica, Anne Beathe Tvinnereim, afirmou que, caso os países não concordem em reduzir o uso de plásticos, o planeta não será capaz de lidar com os resíduos gerados. 

Em entrevista ao jornal britânico The Guardian, ela enfatizou a relevância do primeiro tratado global destinado a cessar a produção excessiva desse material, atualmente em negociação pela Organização das Nações Unidas.

 “Com os países da coalizão de alta ambição, continuaremos demonstrando que há um grande grupo de nações que mantém suas metas. O mundo precisa desesperadamente de liderança agora e de boas notícias”, disse. 

Segundo ela, é imprescindível categorizar os produtos de uso único e banir materiais tóxicos em plásticos, especialmente em embalagens de alimentos e brinquedos.

“Precisamos de mais reciclagem e gestão de resíduos, claro, mas, se não reduzirmos a produção e o consumo, seremos incapazes de lidar com o volume de plástico no sistema daqui a 10 anos”, frisou.