Petúnias: veja dicas de como cuidar e significado espiritual

Utilizada frequentemente como decoração, a planta tem origem na Argentina e é comum em locais tropicais e subtropicais da América do Sul

A petúnia, com nome científico Petunia x hybrida, é uma planta com origem na Argentina. Sendo muito utilizada no paisagismo e decoração, é mais comum em locais com temperaturas amenas, mas com boa exposição ao sol. 

Para entender mais sobre os cuidados com a planta e a forma de semear, o Diário do Nordeste conversou com a engenheira agrônoma Úrsula Barroso Prado*. 

Conforme a especialista, a propagação mais comum é por sementes. Elas podem ser compradas em lojas de produtos agrícolas, assim como serem extraídas da própria flor. 

Quais os tipos e as cores da petúnia?

As petúnias podem ser encontradas de diversas colorações. Em jardins e floriculturas, elas podem ser híbridas, contendo diferentes pigmentações. Dentre as cores mais comuns, estão:

  • Roxo;
  • Rosa;
  • Branco;
  • Laranja;
  • Salmão; 
  • Vermelho.

Qual o significado espiritual?  

A petúnia costuma ser relacionada com força espiritual, clareza e harmonia. Além disso, pode remeter à transformação e sabedoria

Características da planta 

Sendo do gênero Petunia, essa planta é:

  • Bem adaptada ao clima tropical e subtropical da América do Sul;
  • Possui crescimento rápido;
  • Grande variação de cores nas pétalas.

A petúnia também tem grande valor ornamental, sendo utilizada em vasos pendentes, jardineiras ou jardins terrestres;

Petúnia gosta de sol ou sombra? 

A petúnia é originária de locais tropicais da América do Sul, preferindo sol. Ele é uma flor de sol pleno, ou seja, precisa de seis horas ou mais de sol direto

Como cuidar? 

Além de ser mantida em sol pleno, a planta também precisa de mais regas, sendo cerca de duas a três vezes por semana. Conforme Úrsula, a frequência deve ser reduzida durante os períodos chuvosos. 

Para avaliar se é necessário regar novamente, a engenheira agrônoma indicou a "regrinha do dedômetro", em que se coloca o dedo na terra. "Se sair limpo, sua planta está pronta para receber a rega", explicou. 

Como cultivar petúnias no vaso 

A petúnia precisa ser cultivada, de forma ideal, em um vaso com cerca de 25cm de profundidade. Isso porque a planta precisa de espaço para as raízes se desenvolverem, tendo matéria orgânica e boa drenagem. É preciso evitar o acúmulo de umidade.

Confira o passo a passo de como semear, segundo as indicações da engenheira agrônoma:

  1. Colocar o substrato fresco, leve, com matéria orgânica em um vaso de cerca de 25cm de profundidade sem compactar;
  2. Fazer furos no substrato de 2cm de profundidade, espaçados 15cm um do outro;
  3. Colocar 2-3 sementes em cada furo;
  4. Cobrir as sementes delicadamente com substrato;
  5. Levar para ambiente sombreado e mantendo sempre a umidade até germinar;
  6. Após a germinação levar para local com claridade aos poucos para se adaptarem à luz solar e aumentar a rega proporcionalmente, uma vez que receberão mais luminosidade;
  7. Após atingirem cerca de 5cm de altura, deixar somente uma planta em cada furo (a maior e mais vistosa) para não competirem uma com a outra e crescerem com mais espaço;
  8. Após bem adaptadas, levar ao sol pleno, mantendo sempre a irrigação em dia.

Perguntas frequentes 

Qual a temperatura ideal para a planta? 

A temperatura ideal da petúnia deve ser mais amena, como o clima de cidades serranas. Em caso de mudança de temperatura ou pouca exposição ao sol, as flores ficam amareladas e apenas as folhagens crescem. 

Petúnia floresce o ano todo? 

A planta floresce apenas duas vezes ao ano, nas estações do verão e da primavera, quando estão com as condições adequadas — sol pleno, regas e podas frequentes. 

O surgimento das flores pode ocorrer com mais facilidade quando são utilizados fertilizantes orgânicos ou formulados próprios para a floração. "Um exemplo é o fertilizante orgânico “farinha de osso” rico em minerais, fósforo e cálcio que estimulam no processo de floração e na coloração das flores", concluiu.

*Úrsula Barroso Prado é engenheira agrônoma, graduada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), especialista em Paisagismo pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Atua com paisagismo e sustentabilidade em empreendimentos imobiliários.