Irmã do rei da Espanha anuncia divórcio após revista fotografar marido cometendo suposta traição

Infanta Cristina era casada há 24 anos com Iñaki Urdangarín, flagrado de mãos dadas na praia com outra mulher

Escrito por Redação ,
Urdangarín beijando o rosto de Cristina no dia do casamento
Legenda: Cristina e Urdangarín se casaram em 1997, um ano após se conhecerem nas Olimpíadas de Atlanta
Foto: Dominique Faget/AFP

Infanta Cristina, irmã do rei da Espanha Felipe VI, e Iñaki Urdangarin resolveram se divorciar, após a revista de fofoca Lecturas flagrá-lo de mãos dadas com outra mulher em uma praia em Bidart, na França. 

O anúncio da separação foi divulgado pelo ex-casal em um comunicado enviado à agência espanhola EFE, nesta segunda-feira (24). Eles estavam casados há 24 anos e tiveram quatro filhos: Juan, 22; Pablo, 21; Miguel, 19; e Irene, 16.

"Por mútuo acordo, decidimos encerrar nossa relação matrimonial. Nosso compromisso com nossos filhos permanece intacto. Como esta é uma decisão privada, pedimos o máximo de respeito de todos em nossa volta”, diz o comunicado.

Conforme o jornal diário espanhol La Vanguardia, a mulher que acompanhava Urdangarin na praia é uma colega de trabalho dele, identificada como Ainhoa ​​​​Armentia.

Ao ser questionado sobre as fotos com outra mulher, Urdangarin respondeu a repórteres na Espanha que "essas coisas acontecem”.

Veja também

Corrupção

Urdangarín, 54 anos, cumpre pena de 5 anos e 10 meses de prisão desde 2018 por desviar, em benefício próprio, milhões de euros doados por órgãos públicos a uma fundação sem fins lucrativos que ele presidia. 

Preso em 2018 por fraude fiscal e peculato, Iñaki Urdangarin está cumprindo pena por corrupção em semiliberdade.

Devido aos processos por diversos crimes tributários, já havia uma pressão familiar e social para que a princesa Cristina, 56, se separasse do marido.

Ela, no entanto, se recusava, alegando "amor e compromisso incondicionais" a Urdangarin, aponta ainda o La Vanguardia.

Apesar de terem passado as férias com os filhos na neve, em janeiro, o casal já vivia em casas separadas há algum tempo. Ele mora na cidade basca de Victoria e ela, em Genebra, junto à filha caçula, Irene.

Infanta Cristina é a sexta na linha de sucessão ao trono da Espanha.

Assuntos Relacionados