Brasileira Janaína Torres é eleita a melhor chef mulher do mundo em 2024

Cozinheira é conhecida por comandar negócios gastronômicos no centro de São Paulo, como a "Casa do Porco"

Escrito por Redação ,
Cozinheira paulista foi eleita a melhor chef feminina do mundo
Legenda: Cozinheira paulista foi eleita a melhor chef feminina do mundo
Foto: Reprodução/YouTube

A brasileira Janaína Torres, conhecida como Dona Onça, foi eleita a melhor chef feminina do mundo pela The World's 50 Best, prestigiada lista que elege os melhores restaurantes do planeta. Considerada o ‘Oscar’ da gastronomia, a premiação foi divulgada nesta quinta-feira (21).

A cozinheira é famosa por comandar negócios gastronômicos no centro de São Paulo, sua cidade natal. Entre eles, está a "Casa do Porco”, restaurante especializado em carne suína que é considerado o 12º melhor do mundo pela mesma premiação. O empreendimento é uma parceria de Janaína com o ex-marido, o também chef Jefferson Rueda.

Veja também

O “Bar da Dona Onça”, o “Hot Pork”, a “Sorveteria do Centro”, a “Merenda da Cidade”, o “Sítio Rueda” e o “Açougue Porco Real” são outros empreendimentos liderados pela chef paulista.

O anúncio da premiação destacou a carreira culinária de Janaína como “um fio condutor de democratização”, ressaltando sua atuação em comunidades marginalizadas.

“Durante a pandemia, ela mobilizou milhares de chefs brasileiros e trabalhadores da hotelaria para pressionar o governo por apoio financeiro vital, enquanto ela e a sua equipe também alimentaram os famintos durante a crise”, exemplificou. 

O prêmio de “Melhor Chef Feminina do Mundo” reconhece as grandes personalidades da indústria culinária anualmente. A vencedora é escolhida pela votação de 1.080 especialistas independentes da indústria e de restaurantes de todo o mundo.

 
Assuntos Relacionados