Beyoncé irá regravar música após protesto por letra com termo capacitista

Letra que sofreu protestos de ativistas com deficiência é uma colaboração da cantora com o rapper Drake

Escrito por Diário do Nordeste/AFP ,
Beyoncé em foto de divulgação do álbum Renaissance
Legenda: Música faz parte de "Renaissance", o sétimo álbum solo da artista
Foto: Divulgação

A cantora Beyoncé irá regravar a música "Heated", de seu álbum recém-lançado Renaissance, para retirar um termo ofensivo, após protestos da comunidade de pessoas com deficiência (PcDs), garantiu, nesta segunda-feira (1º), um porta-voz da artista.

Entenda o termo utilizado por Beyoncé

Originalmente, Beyoncé cantava na letra o termo "Spazzin' on that ass, spazz on that ass". Coescrita com o rapper canadense Drake, a letra parece utilizar a palavra "spaz" no sentido coloquial de perder temporariamente o controle ou atuar de forma errante.

Veja também

Ativistas da causa PcD indicaram, no entanto, que a palavra deriva de "spastic", em tradução livre, espástico. A espasticidade é um transtorno que implica rigidez muscular e dificuldade de movimentação que afeta 80% das pessoas que sofreram paralisia cerebral.

"A palavra, utilizada não intencionalmente de forma prejudicial, será substituída", disse o porta-voz de Beyonce à AFP por e-mail.

Renaissance

"Renaissance", o esperado sétimo álbum solo de Beyoncé, foi lançado na última sexta-feira (29). Nile Rodgers, Skrillex, a cantora nigeriana Tems, Grace Jones, Pharrell e Jay-Z, marido de Beyoncé, são colaboradores do álbum, que vazou na internet dias antes do lançamento oficial.

Em um post publicado no Instagram pouco depois do lançamento, Beyoncé disse que criar o álbum a "permitiu encontrar um lugar para sonhar e fugir de um momento de medo no mundo. Minha intenção era criar um local seguro, sem julgamentos", escreveu.

"Um lugar para liberar-se do perfeccionismo e do excesso de pensamento. Um lugar para gritar, libertar, sentir a liberdade", comentou Queen B.

Assuntos Relacionados