Quem acompanhou o capítulo de terça-feira (14) da novela "Renascer" assistiu ao encontro de José Inocêncio em um almoço com os filhos João Pedro, José Venâncio e José Bento. O quarto filho do fazendeiro de cacau, o primogênito José Augusto, não apareceu. Os irmãos acreditam que o médico tenha ido para algum congresso e não tenha conseguido encontrar os familiares.
Renan Monteiro é o ator que dará vida a José Augusto. O personagem é o único dos quatro filhos que guarda memórias da mãe, Maria Santa. Na narrativa, ele é médico. A vida dele, porém, sai dos trilhos quando passa a ser investigado no hospital que trabalha, além de enfrentar uma separação traumática.
No remake, assim como na versão original, o médico é acusado por Zinha (Samantha Jones) de não ser competente e de ter provocado a morte de Jupará (Evaldo Macarrão) por ter se amedrontado e se recusado a fazer uma cirurgia no homem.
Quem fez José Augusto na primeira versão, de 1993?
Em 1993, na primeira versão de "Renascer", o ator Marco Ricca foi quem deu vida ao personagem José Augusto. Na época, o paulista tinha 31 anos.
Na versão original da novela, o médico revela ao pai que uma criança morreu durante atendimento dele por falta de insumos hospitalares. O caso chega a ser julgado pelo Conselho de Medicina e ele perde a licença profissional.
Nos capítulos iniciais, a morte da criança faz com que o personagem não queira mais atuar como médico e ele volta a viver com o pai na fazenda.