Kate Middleton revelou que está com câncer em um anúncio oficial transmitido nas redes sociais nesta sexta-feira (22). Segundo relato da Princesa de Gales, ela está passando por um tratamento com sessões de quimioterapia.
No vídeo, Kate afirma que se submeteu a uma cirurgia, mas não deu detalhes sobre a doença. "Eu precisei de tempo para me recuperar da minha cirurgia e começar o tratamento. A minha equipa médica me aconselhou a fazer quimioterapia preventiva e estou agora nas fases iniciais desse tratamento", disse.
Na época, entendia-se que o problema não era cancerígeno, mas exames pós-operatórios “descobriram que o câncer estava presente”. O tipo de câncer não foi revelado.
Middleton também agradeceu ao público pelas "maravilhosas mensagens de apoio" em meio à sua recuperação, e definiu o período como "alguns meses muito difíceis para toda a nossa família".
Veja vídeo
Segundo Kate, um dos momentos mais difíceis foi comunicar sobre a doença para os três filhos, Príncipe George, de 10 anos, Princesa Charlotte, de 8, e Príncipe Louis, de 5.
"Mas, o mais importante, levamos tempo para explicar tudo a George, Charlotte e Louis de uma forma que seja apropriada para eles, e para tranquilizá-los de que vou ficar bem. Como eu disse a eles, estou bem e ficando mais forte a cada dia, concentrando-me nas coisas que me ajudarão a curar, em minha mente, corpo e espírito", afirmou.
Apoio de William
A Princesa de Gales ainda agradeceu o apoio do marido, o Príncipe William, e pediu privacidade enquanto conclui o tratamento para uma recuperação plena.
"Ter William ao meu lado também é uma grande fonte de conforto e segurança. Assim como o amor, o apoio e a gentileza demonstrados por tantos de vocês. Significa muito para nós dois. Esperamos que vocês entendam que, como família, agora precisamos de algum tempo, espaço e privacidade enquanto concluo meu tratamento", pediu a princesa.
Kate disse estar ansiosa para voltar à agenda de compromissos profissionais, mas que, no momento, está priorizando sua saúde. "Meu trabalho sempre me trouxe uma profunda sensação de alegria e estou ansioso para voltar quando puder - mas por enquanto, devo me concentrar em fazer uma recuperação completa".
"Os meus pensamentos estão com a Princesa de Gales, o Príncipe de Gales, a Família Real e, em particular, os seus três filhos neste momento difícil. A Princesa de Gales tem o amor e o apoio de todo o país enquanto continua a sua recuperação. Sei que falo por todo o país ao desejar-lhe uma recuperação completa e rápida e espero vê-la de volta ao trabalho quando estiver pronta", escreveu.
Em 17 de janeiro, o Palácio de Kensington anunciou que a princesa passou por uma cirurgia abdominal, e que sua recuperação se estenderia até março. Sua última aparição pública havia sido em uma missa de Natal, ainda em 2023.
'SUMIÇO' DE KATE MIDDLETON
Na internet, surgiram várias teorias da conspiração sobre o sumiço de Kate. Entre as especulações, estavam a de que Kate estaria em coma, ou até se tratando de um problema de saúde mental, já que não existem fotos dela deixando o hospital.
Na contramão, o próprio rei Charles III passou por uma cirurgia na próstata e confirmou que está em tratamento contra um câncer, mas já apareceu publicamente, o que deixou o público desconfiado da postura do Palácio.