A cantora Jojo Todynho revelou, em entrevista ao podcast Pod Fazer Mais, ter sido vítima de racismo durante uma blitz de trânsito. Apesar de não detalhar o dia da ocorrência, disse que o preconceito partiu de um agente policial, que questionou sobre o carro blindado.
Jojo refletiu: "Depois, a gente é chamada de arrogante. Ele não tem que questionar se estou andando de carro blindado. O fato de eu ser preta e ter uma condição não isenta de sofrer racismo e qualquer outro preconceito, porque as pessoas são ruins."
Racismo de policial
O caso aconteceu quando estava voltando da academia. Após mostrar a documentação do veículo, provando estar regularizada, percebeu que ainda "não era o suficiente". Precisou expor ainda que dirigia de tênis.
Então, foi novamente questionada: "Dei os documentos, tudo direitinho, ele virou para mim e falou assim: 'Ué, mas você pode andar de carro blindado?'".
"Pensei: 'Tenho que falar de uma forma que não possa ser presa'. E falei de uma forma bem arrogante: 'Eu posso ter um blindado, quem não pode é você, que é assalariado'. Ele ficou sem som e sem imagem", recordou ela, que foi liberada pelo policial posteriomente.