O apresentador Emílio Surita está internado em tratamento contra câncer de intestino, segundo informou o jornalista Odair Del Pozzo, através de um vídeo no Instagram, nesta terça-feira (16). O radialista, conhecido por trabalho na Jovem Pan, recebe cuidados no Hospital e Maternidade São Luiz, da Unidade Itaim, em São Paulo.
"Ele fez uma operação bastante delicada há quase uma semana e agora já está no quarto, ainda bem, com dreno, com tudo. Esta é a informação preliminar que eu tenho, estão tratando o caso com muita discrição", disse.
O jornalista ainda acrescentou que o clima no programa Pânico está "muito chato". No fim do vídeo, ainda deixou um recado para Emílio: "Como você sempre brincou, brinque em cima daquilo, que você supera. É grave, é, porque não é uma verruguinha. Força e sorte".
Força aos familiares
Após o vídeo circular nas redes sociais, um amigo de Emílio, Ricardo Feltrin, desejou forças para os familiares, detalhando que Surita chegou a passar por uma operação por conta da doença.
"Agora que se tornou público, desejo bênçãos e recuperação ao Emílio Surita, internado, operado e fazendo tratamento contra um câncer. Desejo força para sua família e amigos. Que saia logo, pois é um dos grandes comunicadores da história do rádio brasileiro", escreveu no Twitter, às 16h47 de hoje.
Câncer do intestino
O câncer do intestino grosso também é conhecido de câncer do cólon e do reto. Esse tipo de câncer pode ser prevenido, pois se desenvolve a partir de lesões benignas que crescem na parede do intestino. Ao ser retirado, esse tipo de tumor maligno poderá ser exitado.
Alguns fatores podem contribuir para o desenvolvimento dessa doença. São eles: alimentação pobre em fibras, tabagismo, consumo frequente de bebida alcoólica; maiores de 50 anos e histórico de doenças inflamatórias do intestino.
Os principais sintomas são: diarreia ou prisão de ventre, sangue nas fezes, vontade frequente de ir ao banheiro, dor abdominal, perda de peso sem razão, cansaço, fraqueza e anemia.
Profissionais de saúde recomendo realização anual do exame de sangue oculto nas fezes para pessoas com mais de 50 anos. Para quem possui maior risco de contrair a doença, pode ser necessária a realização de colonoscopia.
Para evitar esse tipo de câncer é recomendado atividades físicas, alimentação rica em fibras, não fumar, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e realizar exames anuais após os 50 anos.