Cineasta indiano processa Netflix por suposto plágio em 'Round 6'

Soham Shah alega que a série de sucesso é uma imitação de um filme lançado em 2009

O cineasta indiano Soham Shah acusa a Netflix de ter plagiado a série "Round 6". Ele está processando a plataforma de streaming e o criador da série, Hwang Dong-hyuk, por supostamente terem copiado o filme dele, chamado "Luck". 

O filme foi lançado em 2009, mas escrito em 2006, segundo Shah. Uma das alegações dele é justamente que o criador de "Round 6" disse que começou a escrever a série em 2009. Ele detalha ainda outras coincidências entre as duas obras. 

As informações são da coluna do Hugo Gloss baseado na divulgação do caso pelo site estadunidense TMZ na sexta-feira (13). 

No processo, o cineasta indiano descreve o roteiro de "Luck": um grupo de pessoas endividadas e desesperadas que são atraídas para participar de uma uma série de jogos competitivos para tentar ganhar grandes quantias de dinheiro. 

No filme, segundo Shah, apenas depois que começam a participar da competição, as pessoas descobrem que podem acabar morrendo em cada fase dos jogos. Além disso, percebem que a morte dos colegas eleva o prêmio final. 

O processo ainda detalha outros elementos do enredo de "Luck" que seriam parecidos com a série "Round 6": espectadores ricos apostam nos competidores, que lutam para permanecer vivos e tem sua moralidade testada ao extremo. 

O filme de Shah foi lançado nos cinemas da Índia, Estados Unidos, Emirados Árabes e Reino Unido. Segundo o cineasta, a Netflix teve contato com o filme devido a sua "considerável publicidade e marketing".

A Netflix não se pronunciou sobre o processo até o momento.