A apresentadora Ana Maria Braga, de 75 anos, revelou, em entrevista ao Fantástico nesse domingo (31), que um dos cânceres de que foi diagnosticada ao longo da vida foi proveniente do vírus papilomavírus humano (HPV).
Quando consegui descobrir o que tinha, ele já estava adiantado. E aí tinha uma chance mínima de sobrevivência. Então, é muito assustador", relatou à atração da Rede Globo.
A artista detalhou que descobriu o chamado carcinoma epidermóide anal em 2001. Segundo ela, na época, não havia muita informação sobre a relação entre a Infecção Sexualmente Transmissível (IST) e o câncer. "Não tinha a mínima informação".
"Você não tem que se sentir culpado por ter ficado com câncer. Você não tem culpa. Porque você é uma mulher sexualmente ativa. Você é mãe... Não tem como ser mãe sem ser sexualmente ativa. Acho que a sexualidade tem que ser encarada da forma que ela é. É uma coisa natural, feita da natureza, senão a gente não estaria aqui", destacou a apresentadora.
Segundo o Ministério da Saúde, o papilomavírus humano está associado ao desenvolvimento da quase totalidade dos cânceres de colo de útero, bem como a diversos tumores em homens e mulheres. Além disso, o HPV provoca verrugas anogenitais (região genital e no ânus) e câncer, a depender do tipo de vírus.
Na entrevista, Ana Maria Braga alertou para a importância da vacinação contra o HPV. "Já imaginou alguém com câncer e você fala 'Se eu soubesse que tinha uma vacina...'", refletiu.
A artista tratou a doença e se curou após sessões de quimioterapia. Além desse, ela ainda foi diagnosticada com câncer outras três vezes: de pele, em 1991, e no pulmão, em 2015 e 2020.
Vacinação contra HPV
No Brasil, o imunizante contra o vírus é distribuído gratuitamente pelo SUS há uma década. No entanto, possui baixa adesão na rede pública, onde é destinado a pessoas de 9 a 14 anos e imunossuprimidos.
A vacina contra o HPV também está disponível na rede privada para adultos, e custa até R$ 1 mil a dose, conforme o Fantástico. Ela pode ser tomada inclusive por quem já teve contato com o vírus.