Forró cresce 65% na Deezer com produções de Eric Land, Taty Girl e Mara Pavanelly

Barões da Pisadinha já ultrapassa em streams nomes já consagrados como Wesley Safadão e Xand Avião

Legenda: Forrozeiros do Ceará conquistaram público na pandemia com lives e novas produções audiovisuais
Foto: Reprodução/Instagram

A pandemia do coronavírus deixou os usuários de aplicativos de streaming com ouvidos mais abertos para outros genêros musicais. Prova disso são os números alcançados dentro do aplicativo Deezer. “Investe em Mim”, de Jonas Esticado, “Recairei”, de Os Barões da Pisadinha e “Rita”, de Tierry, são alguns dos sucessos responsáveis pelo crescimento do ritmo. Segundo a plataforma, nos últimos cinco anos o dono das paradas foi o sertanejo. Agora, o forró e os derivados do gênero nordestino roubaram a cena. Em números de streaming, ao considerar os principais artistas da cena, o forró cresceu 65% nos últimos seis meses. 

O crescimento não foi só no Brasil. A dupla Os Barões da Pisadinha já é a segunda mais ouvida no ranking global da plataforma. No top 100 diário de mais ouvidas do Brasil, entre as 10 primeiras, ao menos cinco pertencem ao forró. Diversos artistas cresceram mais de 100% neste mesmo período, como Eric Land (118%), Taty Girl (146%), e Mara Pavanelly (166%). Outros, como Tierry, bateram mais de 500% de crescimento, conquistando as paradas por todo o Brasil. 


Veja "Recairei":


O ritmo popularmente conhecido nas regiões Norte e Nordeste, hoje é forte também no Sudeste. A cidade que atualmente mais ouve na Deezer artistas como Zé Vaqueiro, Vitor Fernandes e Eric Land já é São Paulo. E os responsáveis por esse sucesso são os jovens adultos: 44% das pessoas que escutam o gênero têm entre 26 e 35 anos de idade e 33% entre 18 e 25.

Considerando os últimos 12 meses, Os Barões da Pisadinha já ultrapassa em streams nomes já consagrados como Wesley Safadão e Xand Avião, e são os mais ouvidos do forró. A dupla teve uma grande ascensão no início de 2020, e segue crescendo desde então, com ascensão de 146% em streaming nos últimos seis meses. As músicas mais ouvidas, respectivamente, são: “Tá Rocheda”, “Já que me ensinou a beber”, “Recairei”, “Basta Você Me Ligar” e “Quem me colocou pra beber”.

Veja sucesso "Rita":


Um outro grande destaque, é o baiano Tierry, que nos últimos 6 meses quintuplicou  (540%) em streams na Deezer. Famoso atualmente pelo hit “Rita”, ele é um dos maiores compositores de grande nomes como Ivete, Luan Santana, Lucas Lucco, Simone & Simaria, Gusttavo Lima e Jorge & Mateus. “Cracudo” é sua música mais ouvida, ultrapassando inclusive, o sucesso Rita.

Veja também


O subgênero forró de favela também está em seu ápice. A banda Conde do Forró cresceu mais e 480% no streaming nos últimos 6 meses, e muito se deve à viralização da vocalista Japinha cantando “Romance Desapegado”, um hit do forró romântico - e que é a música mais ouvida da banda no streaming, seguida de “Saudade de Mim”, “Quem Mandou Me Deixar”, “Destruiu Nosso Amor” e “Descontar a Raiva”, respectivamente.


Assista "Romance Desapegado":


“Tem um mix de vários subgêneros do forró bombando como vaquejada, passinho e forró romântico. Eles já são sucesso no norte e nordeste e estão ganhando o Brasil. O streaming permite essa rápida popularização e eu acho maravilhoso. A Deezer investe no gênero, e promovemos inclusive, um canal de forró com muitas playlists de artistas consagrados a novos artistas, ainda em ascensão”, destaca Polly Ferreira, editora de forró da Deezer.

A especialista conta também que as lives ajudaram a promover o gênero, e que planos acessíveis de streaming são facilitadores para que o ritmo vá cada vez mais longe. “Hoje você faz descobertas com o celular na sua mão, e quebra todas as barreiras geográficas”, finaliza Polly.

Ouça o podcast 'É Hit', com João Lima Neto: 

 

 

 


Assuntos Relacionados