Anvisa anuncia retomada de testes da vacina CoronaVac

Os testes foram paralisados após um voluntário que participava dos testes morrer; Butantan afirma que a causa da morte foi suicídio e não há relação com a vacina

Escrito por Redação ,
foto
Legenda: Efetuada a compra, o Governo do Ceará quer utilizar 1,5 milhão de doses da CoronaVac para aplicação rápida
Foto: Instituto Butantan

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou nesta quarta-feira (11) que autorizou a retomada dos testes da CoronaVac, vacina contra a Covid-19 produzida pelo laboratório chinês Sinovac, no Brasil. As informações são do portal G1

Um dia após suspensão da Coronavac, Bolsonaro tuíta sobre suas ações contra Covid-19

CoronaVac não matou voluntários e vacinas não causaram danos neurológicos ou de DNA

Os testes foram interrompidos na segunda-feira (9) após a agência relatar um "evento adverso grave", que ocorreu em 29 de outubro. "A Anvisa informa que acaba de autorizar a retomada do estudo clínico relacionado à vacina Coronavac, que tem como patrocinador o Instituto Butantan", disse a agência, em nota ao portal.

Os testes no país são desenvolvidos pelo Instituto Butantan, que também deve produzir a vacina. Nesta terça-feira (10), Dimas Covas, presidente do instituto, afirmou que um voluntário que participava dos testes morreu, mas não havia relação com a vacina

Nesta quarta-feira, Dimas Covas afirmou que espera retomar o processo de testes o mais rapidamente. "Isso vem ao encontro com o que temos afirmado que essa é uma das vacinas mais seguras que está em desenvolvimento nesse momento. A Anvisa compreendeu nossos argumentos. O óbito referido não tem relação com a vacina e, portanto, o estudo pode ser retomado", afirmou. 

O Governo de São Paulo, responsável pelo Butantan, afirmou que o evento adverso foi informado à agência no último dia 6. Nesta terça-feira (10), o governo de SP afirmou que a causa provável de morte era suicídio e criticou a decisão da Anvisa. 

"Não seria mais justo, mais ético, mais compreensível marcar a reunião para discutir isso?", questionou Dimas Covas, após dizer que foi informado da decisão de suspensão por e-mail na noite desta segunda, apenas 20 minutos antes de a notícia ter sido divulgada pela imprensa, por onde ele disse ter sido informado.

O diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, disse nesta que a decisão de suspender os testes da vacina Coronavac foi técnica e ocorreu após a agência receber informações incompletas do Instituto Butantan, que deixaram dúvidas sobre o caso.

Com a retomada do estudo, novos voluntários podem ser vacinados. O ensaio está na terceira e última fase de testes. O Instituto Butantan anunciou nesta segunda-feira (9) o início das obras de reforma da fábrica que será responsável pela produção da Coronavac no país

Passará por esse processo a matéria-prima que o Butantan deverá receber da China nas próximas semanas para a produção de 40 milhões de doses. Outros 6 milhões de doses chegarão já prontas do país asiático.