Um vídeo divulgado pelo Instituto Butantan, nesta quinta-feira (7), viralizou e emocionou a web ao mostrar os cientistas aplaudindo e dando gritos de alegria ao receberem a informação sobre a eficácia da vacina CoronaVac, desenvolvida em parceria com o laboratório chinês Sinovac.
Os testes finais mostram que a vacina chinesa tem 78% de eficácia em casos leves de Covid-19. Os dados foram apresentados à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e divulgados pelo Governo de São Paulo na manhã de hoje.
Durante o encontro com representantes da Anvisa, a equipe técnica do Instituto apresentou informações referentes à eficácia e à segurança da vacina chinesa.
Resultados
Os testes finais indicaram que a Coronavac possibilitou que os voluntários vacinados que pegaram a Covid-19 não piorassem seus quadros clínicos. Casos mais graves e mortes não foram abrangidos nessa etapa do estudo.
De acordo com o Governo de São Paulo, a vacina garantiu proteção total contra casos graves e mortes provocadas pela doença. “Isso significa que ela tem elevado grau de eficiência e de eficácia para proteger contra a Covid-19", disse o governador de São Paulo, João Doria. “As pessoas que forem imunizadas com a vacina do Butantan terão entre 78% e 100% menos possibilidade de desenvolverem a Covid-19 do que uma pessoa que não receber o imunizante”.