O casal Liduína de Freitas Gondim, 58, e João de Sousa Gondim, 56, não imaginou que carregaria na história este momento de apreensão e superação. Juntos há 36 anos, eles passaram quase uma semana internados com Covid-19, em Aracati, até receberem alta médica, também juntos, no último dia 13. Durante a internação, nos quais o casal precisou da ajuda de aparelhos para respirar, o apoio e amor existente foi decisivo para superar a doença. “Um ajudava o outro”, conta a auxiliar de serviços gerais, Liduína.
João foi o primeiro a sentir os sintomas. Ele apresenta quadro de obesidade e hipertensão, comorbidades que podem agravar a doença. “Passei cinco dias com os sintomas e depois ela começou a apresentar também”, lembra. “Chegamos muito ruins, com falta de ar. Passamos no posto de saúde, depois fomos para a UPA e depois para o hospital. Nos colocaram na mesma sala, eu e minha esposa, com oxigênio, em leitos bem preparados. Só nós dois”, conta.
“Você vê seus filhos se despedindo sem poder fazer nada, sem saber se vai voltar. Nós tivemos sorte. Os médicos são muito bem preparados”, recorda João.
Os dois ficaram internados de 8 a 13 de junho, no Hospital Municipal Eduardo Dias. Durante este período, Liduína foi a que apresentou maiores complicações. “Tenho diabetes e tive chikungunya, há cinco anos. Não sei nem explicar, a gente se cuidava tanto. Cheguei a comprar 10 litros de água sanitária para limpar a casa toda. Não quero que ninguém passe por isso”, conta. Agora, em casa, em isolamento até 4 de julho, a recuperação vem se dando aos poucos.
- Mãe e filha recebem alta juntas em Crateús;
- Criança usa capa protetora para abraçar avô;
- Cover de Tim Maia vence Covid-19 no Interior;
Juntos
Durante os cinco dias no hospital, os dois permaneceram no mesmo quarto, mas com contato limitado, apenas visual, enquanto se recuperavam - cada qual em seu tempo. Foi então que, já próximo da alta médica, João precisou passar por um misto de emoções. O médico responsável informou que ele poderia ir para casa, mas sua esposa precisaria ser transferida para a Capital: “Ela estava numa situação pior que a minha porque [o vírus] atingiu o pulmão dela”.
Felizmente, o quadro de gravidade não evoluiu e a transferência não se fez mais necessária. Na tarde do dia seguinte ao Dia dos Namorados (12 de junho), puderam comemorar este momento juntos, em casa.
No retorno, todos os cuidados foram tomados, ainda no carro, que foi coberto por sacos plásticos. “Como filhos, tivemos todos os cuidados necessários com eles. Foi tudo preparado para a volta [do hospital]. Higienizamos o carro e também a casa para a chegada dos dois”, lembra Rafhael de Freitas, o mais novo dos três filhos do casal. Além dele, a família é formada por João Ricardo e Joana Paula, e por uma netinha, de apenas quatro meses.
“Nós, filhos, parabenizamos muito essa equipe [médica] que esteve à frente desse momento”, ressalta.
Durante a recuperação, os dois seguem sendo monitorados por equipes de saúde do Município. “Graças a Deus, estamos bem, curados. Mas, se eu sentir alguma coisa eu conto pra ele e se ele sentir algo conta pra mim”, finaliza Liduína.
Aracati
Segundo a Plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde (Sesa) do Ceará, atualizada às19h12 desta segunda-feira (22), o Município já registra 668 casos confirmados da Covid-19 e 33 óbitos por conta da doença. Um total de 535 pessoas já se recuperaram do novo coronavírus na cidade. Em todo o Estado, já são mais de 94,7 mil casos e 5.618 pessoas que perderam a vida por conta da Covid-19. Mais de 71 mil pessoas conseguiram se recuperar da doença no Ceará.