“O Oceano começa aqui” retrata o impacto do transporte marítimo nos mares

Série ouve especialistas sobre os rastros deixados pelos navios na vida marinha

Escrito por Agência de Conteúdo DN ,
Legenda: Entenda qual o rastro que embarcações marítimas deixam nos oceanos.
Foto: Divulgação

O transporte marítimo é utilizado por 90% do comércio internacional, segundo dados do Internacional Chamber of Shipping (ICS). Na cadeia da logística, os navios de carga são importantes meios para o abastecimento de um país. Mas qual o rastro que essas embarcações deixam nos oceanos?

Esta é a pergunta mote do 9° episódio da série “O oceano começa aqui”, disponível no You Tube do Diário do Nordeste. O conteúdo discute como o transporte marítimo, seja o de turismo, seja o de cargas comerciais, impacta diretamente a saúde dos oceanos. Além disso, analisa como um importante porto deve seguir sendo destaque, mas respeitando e preservando a existência da vida marinha.

São muitos os desafios da logística marítima quanto ao meio ambiente, como a diminuição da emissão de gases, dos despejos de esgotos dos navios, do risco de vazamento de óleo, do uso de combustível poluente, da poluição sonora subaquática e do descarte incorreto de navios obsoletos.

Para esclarecer o assunto, foram ouvidos especialistas e profissionais da área, como Ozilea B. Menezes, professora universitária especialista em Ciências do Mar; Fábio Matos, pesquisador e professor universitário; Juliana de Melo, professora de Direito Ambiental e Francisco Wilame, gestor ambiental.

A série “O Oceano Começa Aqui” é um projeto realizado pelo Diário do Nordeste, com patrocínio da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e apoio do Governo do Estado do Ceará.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados