Mara Hope: parte da estrutura de navio encalhado cede e vira ‘rampa’ no mar de Fortaleza

Nova deformação ocorreu na manhã da última segunda-feira (4)

Escrito por Nícolas Paulino , nicolas.paulino@svm.com.br
Legenda: Navio teve novo desabamento no início desta semana
Foto: Ismael Soares

Parte da paisagem da orla de Fortaleza há quase 40 anos, o navio encalhado Mara Hope vem se deteriorando com o tempo. A estrutura metálica é corroída pela maresia e, já bastante enferrujada, teve a queda de um novo pedaço na manhã da última segunda-feira (4). Com o desabamento, parte do navio virou uma espécie de “rampa”.

Segundo Régis Freitas, membro do grupo de mergulhadores autônomos Rambo Dive Ceará, o pedaço cedeu por volta de 10h. “Quase parte ao meio, agora virou uma rampa”, observou ele em vídeo compartilhado nas redes sociais.

Preso a um banco de areia desde 1985, o Mara Hope vem apresentando cada vez mais desgastes. “Eu não recomendo visitar nem subir nele, como a gente fazia há alguns anos. Hoje em dia, é muito arriscado”, afirmou o mergulhador Marcus Davis ao Diário do Nordeste.

Legenda: Mara Hope chama atenção na paisagem da orla de Fortaleza
Foto: Ismael Soares

O casco do navio está a aproximadamente 700 metros da Ponte Metálica e hoje é propriedade da União. A Capitania dos Portos do Ceará informou que realiza atividades rotineiras de inspeção naval que contemplam o local.

Como o Mara Hope encalhou?

Em março de 1985, o rebocador do petroleiro espanhol Mara Hope teve problemas mecânicos em águas brasileiras e foi obrigado a ancorar no estaleiro da Indústria Naval do Ceará (Inace). Com a maré alta durante uma tempestade, as amarras do navio se romperam e ele derivou até encalhar em um banco de areia perto da Praia de Iracema.

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Ocorreram várias tentativas de recuperação e reflutuação do navio, mas nenhuma teve êxito, principalmente por causa dos danos no casco. Em 1989, uma empresa comprou a embarcação e iniciou a desmontagem das peças possíveis de serem vendidas.

Atualmente, o Mara Hope é estimado em apenas 30% do tamanho original. No segundo semestre de 2023, abriu-se um buraco na base do casco. O comprometimento da estrutura indica que ele pode afundar completamente em alguns anos.

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