Fortaleza terá passe gratuito do Bicicletar nesta segunda-feira (7), Dia Mundial da Saúde
Iniciativa visa incentivar a prática de exercícios físicos e a mobilidade sustentável
Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, a Prefeitura de Fortaleza irá disponibilizar, nesta segunda-feira (7), o passe gratuito do Bicicletar a todos os usuários do serviço. O motivo, segundo a gestão municipal, é incentivar a mobilidade sustentável e a prática de exercícios físicos.
Para desfrutar do benefício, o ciclista deve estar cadastrado no programa.
Passo a passo para usar o Bicicletar:
Preencha seus dados:
- No app ou no terminal, informe:
- Nome completo;
- CPF;
- E-mail e telefone;
- Endereço residencial.
Valide seu cadastro:
Após o pagamento, o sistema liberará um código QR no app ou no cartão físico (para quem optou pelo presencial).
Veja também
Como ter acesso às bicicletas?
As bicicletas estão disponíveis em diversas estações espalhadas por Fortaleza. No aplicativo, basta seguir o mapa para localizar alguma delas. Para retirar o transporte, é necessário informar os dados do cartão para comprar o passe.
Nesta segunda, o passe estará gratuito, ou seja, não será debitado nenhum valor do cartão. Nos outros dias, a gratuidade é oferecida apenas para quem possui Bilhete Único ou a carteirinha de estudante.
Segundo a Prefeitura, o Bicicletar possui mais de 400 mil usuários registrados e realizou cerca de 7,6 milhões de viagens desde o início do serviço, em 2014. Atualmente, os ciclistas contam com 501,7 km de malha cicloviária na Capital.
Dia Mundial da Saúde
O Dia Mundial da Saúde é celebrado todo dia 7 de abril em alusão ao aniversário da Organização Mundial da Saúde (OMS), fundada em 1948. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) classifica a data como importante para a reflexão sobre adoção de hábitos e de cuidados que proporcionem saúde e qualidade de vida à população.
Entre as práticas que podem aprimorar o bem-estar, o ciclismo se destaca como um dos mais significativos. Um estudo feito pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) aponta que pedalar melhora o condicionamento físico, previne doenças crônico-degenerativas e reduz calorias.
A opção de pedalar ao ar livre também traz impactos positivos ao meio-ambiente. Em Fortaleza, o Bicicletar já impediu a emissão de mais de 3.107 toneladas de gás carbônico na atmosfera, segundo a Prefeitura.
>> Acesse nosso canal no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias.
*Estagiário sob supervisão da jornalista Mariana Lazari