Com garrafas d'água em mãos e disposição para orar, ao menos vinte pessoas se reuniram, na manhã deste domingo (8), na porta de dois locais de aplicação do primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026 em Fortaleza. O intuito, apontaram participantes da ação, seria oferecer palavras de conforto a estudantes "ansiosos e preocupados".
"Nós vemos jovens tão ansiosos, tão preocupados com o futuro, mas quem pode mesmo garantir o nosso futuro realmente é o Senhor Jesus Cristo", explicou José Teodoro, de 33 anos, que frequenta a igreja Assembleia de Deus na Cidade dos Funcionários, em Fortaleza, e se tornou um dos integrantes do movimento.
A iniciativa, segundo ele, começou por meio de um líder da congregação, com a ideia de evangelizar os jovens oferecendo orações e água pouco antes do exame que pode definir os rumos acadêmicos de muitos em solo cearense.
Com a ideia de "pregar a palavra de Jesus Cristo", frequentadores da igreja se dividiram entre dois locais de aplicação na Capital.
Dez pessoas estiveram na entrada da Universidade de Fortaleza (Unifor) e a outra metade na Faculdade de Tecnologia, Ciência e Educação (Fatece). Os dois locais ficam nos bairros Edson Queiroz e Centro, respectivamente.
"Os jovens chegaram por aqui falando que estão ansiosos e eles veem a gente dando água de graça, que é justamente a ideia de João IV, quando Jesus conversa com uma mulher samaritana e fala sobre a água viva", explicou ele, citando um dos versículos da Bíblia.
Segundo ele, o objetivo seria oferecer esse conforto, deixando claro como as palavras religiosas podem ajudar nas preocupações deste momento aguardado há meses pelos candidatos do exame.
"Quem pode saciar nossa sede, nossa vontade, é Cristo. Então, muitos jovens vêm nesse pedido, nesse interesse de ter essa água, essa oração", conclui.
Provas do Enem em todo o Brasil
Ao todo, mais de 5 milhões de brasileiros realizam, neste domingo (8), as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No Ceará, por exemplo, são 261.923 inscritos.
Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) levantados pelo Diário do Nordeste, o perfil do participante cearense no Enem é majoritariamente feminino, pardo e jovem.
Além disso, 78,73% dos candidatos tiveram inscrição gratuita.