Ecopontos são locais ideais para descarte adequado de recicláveis em Fortaleza

Nos mais de 100 pontos espalhados pela cidade, podem ser entregues desde garrafas pet até móveis e eletrodomésticos

Escrito por Agência de Conteúdo DN ,
Legenda: Os Ecopontos recebem papel, plástico, vidro, metal e eletroeletrônicos para reciclagem
Foto: Divulgação

O descarte adequado de materiais recicláveis impulsiona a sustentabilidade na cidade. Para seguir com eficiência em busca da sustentabilidade e preservação do meio ambiente, Fortaleza tem à disposição os Ecopontos, espaços essenciais para o descarte adequado de resíduos recicláveis.

Com mais de 100 Ecopontos geridos pela Ecofor, empresa da Marquise Ambiental, em diversos locais da cidade (confira a lista completa com os endereços), a população pode levar os resíduos recicláveis a estes espaços preparados para receber uma ampla gama de itens descartáveis, promovendo uma gestão de resíduos recicláveis mais eficiente e sustentável.

Os Ecopontos aceitam uma grande variedade de materiais, incluindo papel, plástico, vidro, metal, resíduos eletrônicos e itens volumosos, como móveis e eletrodomésticos. Os locais estão estrategicamente distribuídos pela cidade para garantir que todos os cidadãos tenham acesso facilitado ao descarte adequado.

A participação ativa da população é crucial para o sucesso do sistema. O correto descarte de resíduos recicláveis ajuda a garantir que os materiais sejam reciclados e reaproveitados, reduzindo a quantidade de lixo enviado para aterros e diminuindo o impacto ambiental.

Horário de funcionamento dos Ecopontos

Os Ecopontos funcionam de segunda a sábado, das 8h às 12 horas e das 14h às 17 horas, como forma de permitir que toda a população de Fortaleza possa deixar os recicláveis.

Carroceiros credenciados

Além de fazer o gerenciamento dos resíduos sólidos para reciclagem, os Ecopontos realizam o credenciamento dos carroceiros para que possam fazer a destinação correta dos resíduos no próprio Ecoponto, como entulho e grandes volumosos, como sofá e mesas. Isso ajuda a evitar o acúmulo desse tipo de material nas ruas, terrenos baldios e canteiros centrais. Como benefício, os carroceiros credenciados podem ganhar até R$ 3.000,00 por mês.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.