CNH Popular 2022: site do Detran volta a funcionar após instabilidade

Internautas relataram dificuldade para acessar o endereço eletrônico horas após o lançamento da nova edição do programa

Escrito por Carol Melo , carolina.melo@svm.com.br
Close em mão segurando CNH
Legenda: Iniciativa oferece carteiras nacionais de habilitação categoria A (moto) e B (carro) gratuitas
Foto: Shutterstock

O site do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) voltou funcionar normalmente, nesta quarta-feira (23), após internautas detectarem uma instabilidade no endereço eletrônico, horas depois do lançamento da nova edição do programa CNH Popular. 

Segundo o órgão, a página virtual passou por um momento de congestionamento, devido à grande procura de interessados em participar da iniciativa, que oferece carteiras nacionais de habilitação categoria A (moto) e B (carro) gratuitas. 

Veja também

Até às 11h desta quarta-feira, cerca de 96% das 25 mil vagas abertas para o programa CNH Popular já foram preenchidas. Desse total, 20 mil documentos são destinados para o Interior do Ceará e 5 mil para Fortaleza. O total de CNH e a proporção são os mesmos dos disponibilizados em 2021. 

O projeto já beneficiou mais de 139 mil pessoas. Nesta edição, os beneficiários da categoria A também receberão um capacete após a conclusão do processo. 

Quem pode participar?

O programa é direcionado aos cidadãos que residem no Ceará e se encaixem em um dos seguintes critérios:

  • Beneficiários do Programa Auxílio Brasil;
  • Pessoas com deficiência; 
  • Pessoas Egressas do Sistema Penitenciário.

Como se inscrever

  • O primeiro passo que os interessados devem realizar é acessar o site do Detran. 
  • Em seguida, devem informar o número do CPF e em qual categoria de beneficiário se encaixam, como, por exemplo, "egresso do sistema prisional" ou "pessoa com deficiência". 
  • No próximo passo, os candidatos devem anexar os documentos exigidos e finalizar o processo.
  • Em seguida, os dados fornecidos passarão por uma análise realizada pelo Detran.
  • Após a aprovação do cadastro, será agendada a comissão para onde os candidatos serão devidamente direcionados pelo Detran para as autoescolas, que serão responsáveis pela preparação dos respectivos alunos do programa.

O que a CNH Popular oferece?

A iniciativa custeia todo o processo de aquisição da 1ª carteira de habilitação das categorias A ou B. Os beneficiários têm acesso gratuitamente aos serviços de:

  • Exame psicológico (psicotécnico);
  • Exames de aptidão física e mental (médico);
  • Curso teórico-técnico;
  • Curso de prática veicular;
  • Exame de direção. 

Alerta para golpes

Durante o evento de lançamento do programa, realizado na terça-feira (22), o governador do Estado, Camilo Santana, frisou que a inscrição é realizada somente através do site do Detran e que os interessados devem tomar cuidado para não serem vítimas de golpes. O gestor listou algumas dicas para evitar as fraudes. 

"As inscrições acontecem somente no site do Detran. As pessoas devem ter cuidado com golpes e promessas vindas de WhatsApp, mensagens, pois foram descobertas algumas tentativas [de fraude], portanto, não caiam em qualquer tentativa de golpe. Só confie em informações fornecidas por canais oficiais do Governo do Estado e do Detran", advertiu.

Telegram 

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o Telegram do DN e acompanhe o que está acontecendo no Brasil e no mundo com apenas um clique: https://t.me/diario_do_nordeste

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados