Trecho da Praia de Iracema onde ocorre o Réveillon de Fortaleza é fechado para obras; veja projeto

Reforma total deve atender 200 mil m² na orla da capital cearense com previsão de término das obras em 18 meses

Cenário de passeios, práticas esportivas e com a presença de vendedores ambulantes, o Aterro da Praia de Iracema, em Fortaleza, está fechado para obras de reformas. As intervenções no trecho devem ser finalizadas até o início de dezembro deste ano para a realização do próximo Réveillon.

As informações são da Prefeitura de Fortaleza. As intervenções começaram no início deste mês e compõem um projeto que prevê a reforma de 200 mil m², entre a Avenida Rui Barbosa até perto da antiga Ponte Metálica, com investimento de R$ 26,1 milhões. O prazo para conclusão total é de 18 meses.

Para a área do Aterro, onde fica a primeira etapa de reformas, está prevista a criação de “caminhos” pavimentados entre o mar e o calçadão, de “ilhas de restinga” e implantação de Pracinhas de Convivência. 

Cronograma divulgado

  • 31/03/2023: assinatura da ordem de serviço
  • 03/04/2023: início da primeira frente de serviço
  • 17/04/2023: início da segunda frente de serviço
  • 17/04/2023: início da terceira frente de serviço
  • 03/06/2023: conclusão da primeira frente de serviço
  • Setembro/2024: prazo máximo para execução

Quem passa pelo Aterro, no momento, encontra tapumes amarelos que isolam o trecho em reformas. No local, atuam vendedores de milho e demais ambulantes, mas com o espaço cercado por tapumes, as atividades são realocadas.

A Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger) informou que têm permissão para comercializar produtos no calçadão do Aterro da Praia de Iracema continuam na área exercendo suas atividades econômicas.

Os permissionários fixos que atuam entre a Avenida Rui Barbosa e a Rua Ildefonso Albano foram remanejados para áreas próximas de onde atuavam ao longo do calçadão, no mesmo trecho. Algo similar foi feito com o trecho das ruas Ildefonso Albano e João Cordeiro.

Os vendedores de trechos ainda sem intervenções seguem com atividades normais. “A Regional 12 mantém diálogo com os profissionais para explicar os impactos das intervenções na localidade e para garantir que a atividade econômica siga sem maiores transtornos”, informou a Seger.

Praia de Iracema

Conforme o projeto apresentado pela Prefeitura, para toda essa extensão da orla, serão construídas mini praças, caramanchões (estruturas para descanso), ciclovia, banheiros públicos e 50 novas vagas de estacionamento, além da implantação de iluminação em LED. Também está previsto o plantio de aproximadamente 1.000 árvores.

A orla deve ter a construção da Areninha da Praia de Iracema para a realização de práticas esportivas. Um mirante para a contemplação da paisagem e do pôr do sol e uma plataforma para saltos no Poço da Draga estão entre as novidades da obra.

O trecho do Poço da Draga, inclusive, até a Praia do Havaizinho vai ganhar 8 metros de calçadão com mobiliário urbano. Isso deve permitir o acesso de pedestres de uma ponta a outra da Praia de Iracema.

O espaço do Pavilhão Atlântico – estrutura histórica feita de madeira – deve ter bancos, iluminação e ambiente para realização de feiras, projetos culturais e gastronômicos. 

A última obra na Beira Mar foi entregue em maio de 2022 e contemplou o trecho entre o espigão da Avenida Rui Barbosa até o Mercado dos Peixes. Essa nova intervenção acontece na área de sentido inverso.

“A ideia é trazer essa padronização para este outro lado da orla. Nosso objetivo é concluir a primeira etapa, a do Aterro, até o final do ano, para que a próxima festa de Réveillon ocorra nesse espaço”, explicou Samuel Dias, titular da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf).

O Diário do Nordeste adiantou a proposta para a Praia de Iracema em janeiro deste ano com o detalhamento da licitação publicada no Portal de Compras de Fortaleza.

Confira o que deve ser feito em cada um dos 4 trechos revitalizados no processo de reforma da Praia de Iracema.

Aterro da Praia de Iracema

  • Criação de “caminhos” pavimentados entre o mar e o calçadão para aproximar o usuário da faixa de praia;
  • Criação de “ilhas de restinga” compostas por mata nativa, para evitar o soterramento dos “caminhos”;
  • Implantação de Pracinhas de Convivência e iluminação pública em LED.

Estátua de “Iracema Guardiã”

  • Haverá caminhos pavimentados, pracinhas de convivência sombreadas por arborização e iluminação pública de LED;
  • Reforma dos revestimentos de piso e do arrimo;
  • Criação de setores destinados a vendedores ambulantes.

Praia do Lido/Praia dos Crush

  • Vagas específicas dedicadas aos usuários com deficiência do Programa Praia Acessível, além de apoio de guarderia e área sombreada próxima à praia;
  • Banheiro público e acessível.

Calçadão das Praias de Iracema e Poço da Draga

  • Requalificação urbanística de todo calçadão e implementação do projeto paisagístico do Centro Cultural Belchior até a Ponte dos Ingleses;
  • Caminho em deck de madeira interligando a Praia de Iracema à Praia do Poço da Draga;
  • Urbanização do entorno do Pavilhão Atlântico;
  • Urbanização do espigão do Poço da Draga para facilitar “a caminhabilidade da população local e área contemplativa”.

Financiamento e valor

De acordo com o documento, “a proposta da requalificação é a de oferecer à população de Fortaleza um espaço de convivência, seguro, arborizado e acessível, no qual os cidadãos poderão usufruir ao praticar atividades ao ar livre e à beira mar”.

O valor global da licitação é de R$26,7 milhões. A obra será licitada com abrangência internacional, com recebimento das propostas no dia 1º de março.

O órgão financiador é o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), dentro do Programa Aldeia da Praia - Fortaleza Cidade com Futuro, assinado em 2018.